Prefeitura de Porto Alegre atualiza recomendações para casos de Covid-19

Prefeitura de Porto Alegre atualiza recomendações para casos de Covid-19

Documento prevê orientações para cinco cenários

Taís Teixeira

publicidade

O retorno dos casos de Covid-19, alavancados pela variante ômicron, está causando mudanças no período de quarentena. O Brasil já estuda reduzir o prazo de quarentena de casos positivos assintomáticos de Covid-19 de dez para cinco dias, informou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. 

Já em Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que ainda não há essa previsão. Porto Alegre segue o Protocolo Clínico-Epidemiológico para a Testagem e Afastamento de Casos Suspeitos ou Confirmados de Covid-19, um conjunto de recomendações atualizado no dia 5, que prevê orientações para cinco cenários, que são paciente com sintoma, de surgimento recente, caso suspeito sintomático, caso suspeito assintomático contato domiciliar, caso suspeito contato no trabalho e paciente com sintomas graves.

Com muitas pessoas trabalhando presencialmente, essa é uma das principais preocupações. Conforme o documento, em Porto Alegre o afastamento é de 10 dias a contar da data de coleta, se for por PCR. O secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, pede muita atenção das pessoas que forem diagnosticadas com Covid-19, no sentido de que sigam o protocolo de isolamento rigorosamente. “Sabemos que essa cepa é mais transmissível, portanto pessoas sintomáticas devem ser isoladas o mais rápido possível”, comentou. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o afastamento é de 14 dias a partir dos sintomas. O Estado segue uma nota informativa elaborada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), no dia 29 de setembro de 2021, com orientações para infectados.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895