Prefeitura de Porto Alegre impõe novas regras para venda de sushi e sashimi

Prefeitura de Porto Alegre impõe novas regras para venda de sushi e sashimi

Cerca de 200 estabelecimentos comercializam culinária japonesa na cidade

Correio do Povo

Cerca de 200 estabelecimentos registrados comercializam o alimento japonês

publicidade

* Com informações da Prefeitura de Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre criou novas regras para a produção, o preparo e a comercialização de sushis e sashimis na capital gaúcha. A portaria - que já está em vigor - foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do município.

• Acesse a íntegra da portaria

Todos os estabelecimentos que produzam, manipulem e comercializem sushis e sashimis deverão, além de seguir todos os requisitos higiênico-sanitários já constantes na legislação vigente, seguir as determinações específicas da portaria.

Itens como exigência de congelamento dos pescados capturados em alto mar em alguma das etapas de produção na indústria; comercialização de pescados resfriados caso oriundos de cativeiro; exigência de que o arroz temperado tenha pH menor ou igual a 4,5 e seja consumido até 24 horas após o preparo; e temperatura de manutenção dos produtos (manipulados ou não) estão expressos na portaria, que também traz a público normas para a exposição dos alimentos prontos, sejam frios ou quentes. 

Segundo a Prefeitura, a iniciativa é inédita no país e leva em consideração o crescente número de estabelecimentos especializados em culinária japonesa no município e o elevado risco sanitário de alimentos que são consumidos crus e que não sofrem processo de cocção prévia ao consumo. Por isso, esse tipo de comida exige controles sanitários específicos e rigorosos quanto à aplicação das boas práticas de produção, preparo e comercialização.

Cerca de 200 estabelecimentos comercializam sushis e sashimis na Capital, conforme dados da Equipe de Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde (EVA/CGVS/SMS).

Curso de capacitação 

Considerando a nova legislação, a Equipe de Vigilância de Alimentos da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da SMS realiza, em 22 de setembro, capacitação específica destinada a gerentes, responsáveis técnicos, manipuladores e proprietários de restaurantes especializados em culinária japonesa de Porto Alegre.

São oferecidas 50 vagas. O curso vai tratar das peculiaridades do processo produtivo de sushi e sashimi, os riscos envolvidos na produção e manipulação e os controles sanitários exigidos pela prefeitura. A capacitação será realizada no auditório da CGVS, à avenida Padre Cacique, 372/2º andar, das 14h às 17h30min. As inscrições ao encontro devem ser feitas exclusivamente pela internet. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895