Prefeitura de Porto Alegre implanta Serviço de Verificação de Óbitos

Prefeitura de Porto Alegre implanta Serviço de Verificação de Óbitos

Até a abertura de um espaço, serviço irá ser prestado pelo Hospital Vila Nova, da zona Sul

Correio do Povo

Prefeitura de Porto Alegre anuncia implantação do Serviço de Verificação de Óbitos

publicidade

*Com informações da Prefeitura Municipal de Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou na sexta-feira, a implantação do Serviço de Verificação de óbitos (SVO). O Serviço será criado através de uma parceira entre Estado e Município, juntamente com outras instituições, como a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A SVO deve iniciar as operações num prazo estimado entre 30 a 60 dias avaliando os casos de mortes ocasionados por causas naturais no município de Porto Alegre. Neste modelo, os médicos de Unidades Básicas de Saúde não precisarão mais interromper a assistência de pacientes para realizar verificação de óbitos ocorridos fora dos serviços de saúde. Atendendo a um pedido do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), até a abertura do SVO, o serviço será prestado pelo Hospital Vila Nova, localizado na zona Sul de Porto Alegre. 

A decisão foi entregue ao presidente Simers, Paulo Argolo, pelo secretário municipal de saúde, Erno Harzheim, e pelo secretário estadual de saúde, João Gabbardo dos Reis.

Segundo o secretário Erno Harzheim, o local também será referência para análises de óbitos de todo o Estado, que tenham interesse epidemiológico. “A parceria com o ambiente acadêmico irá trazer a possibilidade de podermos avaliar eventuais casos envolvendo doenças que normalmente não acometem nossa região, como febre hemorrágica, por exemplo”, destacou. Harzeim afirmou que o Hospital Vila Nova já realiza trabalho decisivo no atendimento da população mais vulnerável.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895