Geral

Prefeitura de Porto Alegre investe R$ 12 milhões em obras

Pavimentação de 20 vias foi definida como prioritária no Orçamento Participativo

Conselheiros do OP participaram da cerimônia de assinatura
Conselheiros do OP participaram da cerimônia de assinatura Foto : Ricardo Giusti / Divulgação PMPA / CP
A prefeitura investirá R$ 12 milhões na pavimentação de 20 vias de Porto Alegre. A ordem de início das obras, definidas como prioritárias no Orçamento Participativo (OP), foram assinadas na manhã desta quarta-feira, no Paço Municipal. No ato, que contou com a presença dos conselheiros regionais do OP, o prefeito José Fortunati ressaltou que é fundamental a participação da população nas escolhas de onde os recursos devem ser investidos. “Recebo muitos pedidos e sugestões. Como o recurso, infelizmente, não é suficiente para atender a toda a demanda, digo que é preciso participar das assembleias do OP”, disse. Segundo Fortunati, o OP é um dos motivos pelo qual Porto Alegre é considerada a “Capital da Democracia Participativa”.

Durante a assinatura, o representante dos conselheiros do OP, André Seixas, lembrou que o momento pode ser considerado histórico, por representar um reconhecimento da prefeitura sobre a importância do OP nas decisões da cidade. Para o secretário municipal de Obras e Viação (Smov), Cássio Trogildo, a pavimentação é importante porque está associado à melhora na qualidade de vida da população, que passa a contar com melhor infraestrutura. Ele ressaltou que as obras serão acompanhadas de perto. “Os moradores não precisarão mais conviver com barro e poeira. Ganha a população, ganha a cidade”, sintetizou.

As 20 obras estão previstas em ruas das regiões Sul, Centro-Sul, Extremo-Sul, Eixo Baltazar, Ilhas, Humaitá-Navegantes, Noroeste, Cristal, Glória, Restinga e Lomba do Pinheiro. As demandas foram indicadas pela população nos OPs entre 2002 e 2009. O prefeito ressaltou que, em 2011, houve um levantamento detalhado de todas as obras que não haviam sido realizadas e feita uma nova rodada de indicação da população. O secretário estadual de
Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, que comandou a Smov, ressaltou que a cidade dá um exemplo de como é importante a participação do cidadão nas escolhas da cidade “É um processo que não volta mais e que serve de exemplo para outras cidades”, afirmou.


Bookmark and Share