Prefeitura de Porto Alegre lança licitação para concluir trincheira da Cristóvão Colombo
capa

Prefeitura de Porto Alegre lança licitação para concluir trincheira da Cristóvão Colombo

Fase final da infraestrutura, integrante da lista de obras da Copa do Mundo de 2014, deve iniciar em agosto e durar oito meses

Por
Correio do Povo

Primeiro contrato para realização dos serviços foi assinado em 2012

publicidade

A prefeitura de Porto Alegre lançou nesta segunda-feira uma licitação para contratação de empresa ou consórcio para conclusão da Trincheira da avenida Cristóvão Colombo, integrante da lista de obras da Copa do Mundo de 2014. O texto foi publicado no Diário Oficial (Dopa) por meio da Superintendência de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal da Fazenda, e o vencedor será escolhido pela oferta de menor preço. Entre as questões pendentes estão o alargamento, entre as ruas Honório Silveira Dias e Luzitana, muros de contenção e o acesso bairro/Sul.

A sessão pública de abertura ocorrerá às 14h30min do dia 6 de junho, na Superintendência de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal da Fazenda. Após a conclusão do processo licitatório e assinado o contrato, a estimativa da prefeitura é que as obras comecem em agosto, com previsão de oito meses.

Em 19 de março, houve a liberação do trânsito no interior da trincheira. Para isso ocorrer, foi executado um muro de contenção, a pintura e instalação de sinalização pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O trecho liberado, de 60 metros, é o que passa por baixo da rua Dom Pedro II e possibilita o fluxo pela avenida Cristóvão Colombo entre a Plínio Brasil Milano e a Benjamin Constant.

O primeiro contrato para realização dos serviços foi assinado em 2012. As obras começaram em 2013, mas foram paralisadas em 2017 por problemas no consórcio.  As empresas classificadas em segundo e terceiro lugares não tiveram interesse em seguir com a obra. A partir daí foi iniciado levantamento de serviços necessários para conclusão da obra a fim de elaborar orçamento para nova licitação.