Prefeitura de Porto Alegre promove ação para Dia dos Namorados

Prefeitura de Porto Alegre promove ação para Dia dos Namorados

Testes rápidos para detecção de DST e preservativos estarão sendo oferecidos entre hoje e quinta-feira

Cláudio Isaias

Testes rápidos para detecção de DST e preservativos estarão sendo oferecidos entre hoje e quinta-feira

publicidade

Para comemorar o Dia dos Namorados, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza nesta quarta-feira ações de prevenção e detecção de HIV/Aids, Sífilis e Hepatite C, até as 18h. No largo Glênio Peres, foi montada uma estrutura com seis consultórios para a realização de testes rápidos. A iniciativa será realizada mais um vez na quinta-feira das 9h às 18h. Os testes são gratuitos e os resultados ficam prontos em 30 minutos.

A técnica de enfermagem Gabriela Storck, do Serviço de Atendimento Especializado em HIV do Centro de Saúde Santa Marta, disse que pelo 3 mil testes deverão ser realizados nos dois dias da ação motivada pelo Dia dos Namorados. “A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção para a importância do sexo seguro, prevenção e detecção precoce do vírus HIV”. No local, são distribuídos preservativos masculinos e femininos. O prefeito José Fortunati, que estava acompanhado do secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, visitou a estrutura montada no largo Glênio Peres.

Porto Alegre é a capital com as mais altas taxas de detecção de casos de Aids nos últimos cinco anos no país. Em 2014, foram 94,2 casos por 100 mil habitantes, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O índice é quase cinco vezes maior do que a taxa do Brasil. Ao visitar os consultórios, o prefeito ressaltou a importância da ação em um local estratégico da cidade em que circulam milhares de pessoas. A programação da SMS terá shows e apresentações de teatro para chamar a atenção da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das três doenças.

Quem não quiser realizar os testes rápidos no largo Glênio Peres poderá fazê-lo gratuitamente em um dos 141 postos de saúde da cidade.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895