Prefeitura de Porto Alegre publica novas regras para padrão de vestimenta dos taxistas

Prefeitura de Porto Alegre publica novas regras para padrão de vestimenta dos taxistas

Homens poderão utilizar novamente bermudas e mulheres terão opção de blusa e camisa com colarinho

Mauren Xavier

Diretor de operações da EPTC explica que resolução complementa a lei dos Táxis de Porto Alegre

publicidade

Os taxistas homens poderão utilizar novamente bermudas no período do verão e as mulheres terão uma nova padronização de vestimentas em Porto Alegre. As novas regras deverão ser publicadas no Diário Oficial de Porto Alegre até a próxima segunda-feira pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), atendendo a uma solicitação dos próprios profissionais. Segundo a resolução, a bermuda deverá ser de jeans, sarja ou social em qualquer cor. É necessária que seja lisa e com comprimento sobre o joelho, ou abaixo deste.

No caso das mulheres, as regras vão valer para o ano inteiro. Uma reclamação das profissionais era que as roupas eram consideradas "masculinizadas". A partir de agora, elas poderão usar blusa com colarinho em qualquer cor, única (lisa); camisa com colarinho em qualquer cor, única (lisa); saia de comprimento abaixo do joelho em qualquer cor, única (lisa); calça feminina do tipo “pescador”, em qualquer cor, única (lisa); colete, em qualquer cor, única (lisa); sapatilhas e sandálias presas ao pé, exceto do tipo chinelo. 

O diretor de operações da EPTC, Fábio Berwarger Juliano, explica que a resolução complementa a lei dos Táxis de Porto Alegre. A legislação fixou um padrão de vestimenta, entre outas determinações. "Conversamos com os taxistas e as taxistas para discutir a questão do uso das vestimentas. No caso deleS, condições para enfrentar o calor, mais leve. E, no delas, uma vestimenta que elas se sentissem melhor", destacou. 

Taxista há 17 anos, Sérgio Ferreira Rodrigues recebeu com satisfação a informação da liberação do uso de bermudas. Segundo ele, o ar-condicionado nem sempre dá conta do calor dentro do carro. "Teve dias que a temperatura estava insustentável. Não tem condições de ficar com roupas muito pesadas. A bermuda já aumenta o conforto", comentou ele. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895