O prefeito conta que parte da verba de R$ 29 milhões da bancada federal para a área da saúde no Vale do Sinos, prevista no orçamento de 2012, será destinada à obra. O restante deve ser conseguido através de suporte dos governos estadual, federal e de parcerias público-privadas.
O prédio de nove andares ficará localizado próximo ao Hospital Centenário. Na primeira etapa, serão construídos blocos cirúrgicos e salas de recuperação. Depois disso, salas de cirurgia, consultórios e setor ambulatorial. Na instituição serão oferecidas especialidades não disponíveis no município atualmente, como traumatologia
Além da construção do novo hospital, a prefeitura irá se empenhar em realizar melhorias no Centenário. Na sexta, será apresentado ao Conselho Regional de Medicina (Cremers) um plano de mudanças na instituição. Na próxima semana, deve ser firmado um acordo para promoção das reformas necessárias.
O prefeito conta que serão recuperados os setores de cardiologia e psicologia, que necessitam de ampliação. Também ocorrerão mudanças na área de gestão, envolvendo médicos e o atendimento prestado à população. Ele ressalta que alguns problemas já foram resolvidos desde o ano passado, mas que ainda é necessário corrigir deficiências.
O Centenário é o único hospital público do município e possui mil funcionários. Em 2011 foram atendidas 95 mil pessoas, das quais 30% não eram moradoras da cidade. No período, foram feitos 260 mil exames, 4,2 mil cirurgias, e 11,5 mil internações.