Prefeitura distribui caixas d'água para famílias no Morro da Cruz, em Porto Alegre

Prefeitura distribui caixas d'água para famílias no Morro da Cruz, em Porto Alegre

Primeiros 27 reservatórios foram entregues na tentativa de amenizar falta de água na região

Correio do Povo

Instalação deve ficar a cargo de moradores

publicidade

O Morro da Cruz começou a receber caixas d'água nesta sexta-feira. Foram 27 reservatórios distribuídos aos moradores, quatro deles instalados por servidores da prefeitura.

Durante a semana, técnicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF) e Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vistoriaram as casas para viabilizar a logística das entregas e instalação. O planejamento contou com o apoio da Comissão de Abastecimento de Água, liderada pela prefeitura, comunidade e voluntários do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge-RS).

"Além dessa ação emergencial, a prefeitura trabalha em medidas a longo prazo. Os moradores também têm colaborado com a boa vontade em receber nossas equipes e aqueles que têm condições estão instalando os equipamentos", explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.

Eliane de Souza foi a primeira moradora a receber a caixa d'água em casa. “Foi uma alegria, só de pensar em não puxar mais água, é um alívio. Agora vai melhorar. Vou poder tomar um banho bom e vou poder limpar mais ainda a minha casa. A gente tem que ter paciência, aos pouquinhos vai. E a ajuda veio. Eu nem esperava”, afirmou a cozinheira.

A região do Partenon, na área do alto do Morro da Cruz, ficou desabastecida por um longo período, inclusive nas locais com rede formal. A prefeitura, por meio da Comissão de Abastecimento de Água, organizou um cadastro das moradias afetadas. Foram coletados dados de 599 famílias e, destas, 378 manifestaram interesse em obter os equipamentos.

As equipes do Dmae fizeram a montagem das caixas, com a colocação dos componentes e válvulas. “Os serviços estão avançando. As caixas já estão armazenadas e montadas na região. Gradualmente iremos fazer a instalação nas casas e posteriormente encher os reservatórios a partir da rede”, explicou o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia.

A prefeitura já adquiriu 400 caixas d'água e o material necessário para a instalação, que deverá ser feita pelos próprios moradores. O Executivo Municipal irá prestar suporte àqueles que declararem não ter condições de instalar o reservatório. A ordem de entrega dos equipamentos prioriza pessoas com deficiência e idosos.


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895