Prefeitura divulga lista de farmácias que irão vacinar idosos em Porto Alegre

Prefeitura divulga lista de farmácias que irão vacinar idosos em Porto Alegre

Vacinação contra gripe para pessoas acima de 60 anos começa na quarta

Correio do Povo

Vacina contra influenza não garante proteção diante do novo coronavírus

publicidade

A prefeitura de Porto Alegre divulgou a lista de farmácias que irão vacinar os idosos acima de 60 anos contra a gripe. Os idosos podem procurar, a partir de quarta-feira, as filiais da redes Agafarma, Panvel e São João para a vacinação. A lista completa está disponível online. 

Ao incluir as farmácias na rede de pontos de imunização, o objetivo é evitar aglomeração e reduzir o risco de contágio com o novo coronavírus entre os idosos, considerados grupo de risco. "Solicitamos que os idosos evitem aglomerações para a busca da vacina", reforçou o secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer.

A campanha teve início nesta segunda-feira com os profissionais da saúde sendo imunizados. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar em Porto Alegre pelo menos 90% das 694.508 pessoas que compõem os grupos prioritários.

A vacina para 2020, composta pelas cepas Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem B/Victoria, não garante proteção diante do novo coronavírus, mas ao proteger contra outros vírus diminui o risco de infecção e complicações respiratórias. 

Pessoas que não estão nos grupos prioritários devem procurar clínicas particulares. Idosos e demais públicos da campanha com sintomas gripais devem ser vacinados após a melhora do quadro clínico. 

Campanha de vacinação

A segunda fase da campanha da vacinação começa em 16 de abril para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. 

Em 9 de maio, os demais grupos de risco começam a ser imunizados: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos entre 55 e 59 anos.

O término da campanha ocorrerá em 22 de maio, para todos os grupos. Em 2020, haverá ampliação dos grupos a serem imunizados, com a inclusão de adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895