Prefeitura e BNDES vão assinar cooperação para metrô nesta quarta

Prefeitura e BNDES vão assinar cooperação para metrô nesta quarta

Equipe do banco vai assessorar e dar apoio técnico na estruturação dos projetos

Correio do Povo

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre e o governo do Rio Grande do Sul vão assinar nesta quarta-feira um Termo de Cooperação Técnica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para análise, acompanhamento e apoio de uma equipe de técnicos do banco nos estudos referentes ao projeto do metrô da Capital.

O prefeito José Fortunati vai ao Rio de Janeiro para a assinatura do acordo e também para participar, como presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), de um encontro dos prefeitos na sede do BNDES, na capital fluminense.

A parceria foi anunciada em outubro de 2013 e estabelece que uma equipe do banco atue no assessoramento e na prestação de serviços técnicos especializados na estruturação dos projetos da Parceria Público Privada (PPP) do Metrô. O Termo de Cooperação qualifica o processo de implantação do metrô na cidade, pois o BNDES possui experiência e estudos necessários e indispensáveis para a consolidação de projetos desse tipo, entre eles o do Metrô de Curitiba. 

A data definitiva para entrega dos estudos e projetos do Metrô de Porto Alegre pelas empresas classificadas será no dia 10 de abril de 2014. Após esta data, a Comissão Técnica avaliará os projetos recebidos para subsidiar o futuro Edital de Licitação e Minuta de Contrato da PPP. O vencedor será responsável pelo projeto executivo, obra, operação e manutenção.

Será qualificado o projeto de metrô subterrâneo mais adequado, observando os seguintes critérios: menores custos de implantação e de operação, maior durabilidade e confiabilidade e menores impactos de obras, ambiental e urbanístico. O projeto deve considerar as mais modernas tecnologias e soluções disponíveis no mercado do transporte coletivo, métodos construtivos, tipo de trem, sinalização, segurança, acessibilidade e informação ao usuário, concepção de terminais, estações de integração com ônibus e outros modais.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895