Prefeitura inaugura nova iluminação do Parque Farroupilha

Prefeitura inaugura nova iluminação do Parque Farroupilha

Projeto colocou 305 novos postes e revitalizou outros 230

Jéssica Mello

Projeto colocou 305 novos postes e revitalizou outros 230

publicidade

A nova iluminação da Redenção foi inaugurada na noite deste domingo com dança e música. As apresentações iniciaram às 20h, com o dia ainda claro e seguiram durante o anoitecer, quando 634 luminárias foram ligadas com os 535 postes. O ambiente mais claro foi facilmente percebido pelos frequentadores principalmente no centro do parque, na área do Monumento ao Expedicionário e do chafariz. Diversos frequentadores foram ao local aproveitar um final de dia diferente e conferir as mudanças em um ambiente pouco usado para lazer à noite.

São 305 novos postes somados aos 230 antigos que foram revitalizados, 523 novas luminárias, com a manutenção de outras 111, além da iluminação colorida no Monumento ao Expedicionário. O projeto incluiu a instalação de uma rede subterrânea de iluminação pública, partindo das quatro subestações. O investimento foi de R$ 1,8 milhão oriundos do Fundo Municipal de Iluminação Pública (Fumip).

O evento iniciou com a apresentação de ballet da escola Vera Bublitz. Em seguida, o palco foi espaço para um concerto de Natal com a Banda Municipal, Isabela Fogaça e Cristina Sorrentino interpretando canções líricas e populares. Nos arredores, o público aproveitou para dançar e tirar fotos nas áreas iluminadas. O prefeito José Fortunati e o secretário de Obras e Viação, Mauro Zacher, assistiram às apresentações com seus familiares.
O casal paranaense Deliane Souza e Reginaldo Ferreira, que reside em Porto Alegre há dois anos, foi à Redenção pela primeira vez no turno da noite neste domingo, acompanhados do filho de quatro anos, João Pedro.

“Ouvimos muitas coisas sobre o parque. Talvez agora seja viável vir à noite”, disse Ferreira. Já Rita Portella Demichei e Raul Ricardo Demichei veem o parque como a extensão da sua casa, mas apenas durante o dia ou quando há eventos. Rita achou o novo visual da Redenção lindo, mas seu companheiro lamenta que nem sempre seja possível andar com a mesma tranquilidade no local. “Hoje tem bastante policiamento. Se continuar assim, pode ser uma opção a mais de lazer”, acredita Demichei.

Durante o último ano, outros procedimentos foram feitos na tentativa de melhorar a estrutura do Parque Farroupilha. Foi realizada a restauração de 12 monumentos a partir de um convênio com o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon). O chafariz e o espelho d’água também passaram pelo mesmo procedimento, além de limpeza, colocação de pedras novas no assoalho do espelho, pintura e manutenção, e os passeios de trenzinho pelo parque foram retomados no mês passado.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895