Prefeitura isola entorno de eucalipto no Parque Farroupilha

Prefeitura isola entorno de eucalipto no Parque Farroupilha

Frequentadores do parque relataram estalos no tronco da árvore de 25 metros

Rádio Guaíba

Prefeitura isola entorno de eucalipto no Parque Farroupilha

publicidade

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) isolou o acesso a um eucalipto de cerca de 25 metros, no Parque Farroupilha (Redenção) em Porto Alegre. A medida preventiva foi tomada na tarde desta segunda-feira após relatos de estalos no tronco. 

Frequentadores do parque citaram preocupações, ainda, com a inclinação acentuada da árvore, apesar do fenômeno ser comum na espécie. Mesmo que não haja sinais de movimentação do solo, a Secretaria agendou para esta terça um serviço de poda de equilíbrio, quando os técnicos cortarão galhos de forma a minimizar o peso na parte inclinada.

Em 31 de agosto, um eucalipto de mais de 20 metros matou o juiz do Trabalho Lenir Heinen e feriu mais três pessoas na Redenção. Em outubro, no mesmo parque, uma árvore caiu e derrubou outras três em meio a uma chuva forte.

A Smam confirmou estar em fase de conclusão do processo que vai contratar o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, por dispensa de licitação, para a avaliação externa e interna de árvores em parques da cidade. Os vegetais serão escolhidos a partir de critérios de porte e localização.

Os técnicos usarão aparelhos chamados resistômetro e tomógrafo para análise interna dos vegetais. A partir das análises interna e externa (visual), vão elaborar um laudo probabilístico de ruptura do tronco. Serão emitidos boletins técnicos com orientações para que a Smam tome as medidas cabíveis em relação a cada árvore. Além da análise, o Instituto vai ministrar um curso de formação aos técnicos da Smam que fazem avaliação de risco.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895