A Prefeitura de Porto Alegre analisa a possibilidade de colocar uma barreira de contenção para evitar novos deslizamentos de terra na avenida Bento Gonçalves, no bairro Agronomia, no limite entre Porto Alegre e Viamão. No início da manhã desta sexta-feira as equipes da Secretaria de Obras e Viação (Smov), com o apoio de três caminhões e duas retroescavadeiras, começaram a retirar a terra, as rochas e galhos de árvores, que bloqueavam a pista, no sentido centro-bairro, desde a tarde de quinta-feira passada.
As equipes da Smov também fizeram a derrubada preventiva de parte da encosta do morro. Segundo o diretor de conservação de vias da Smov, Assis Arrojo, que acompanho as operações, essa é uma ação de prevenção devido à possibilidade de novos deslizamentos de terra com as chuvas nos próximos dias. “Ainda há indícios de infiltração que faz com que o terreno possa ceder novamente”, afirmou ele.
Funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) também estiveram no local. Eles fizeram uma avaliação da área da encosta do morro e retiraram algumas árvores que apresentavam risco de cair. Outros problema analisado pela Prefeitura são as casas que estão em área irregular na encosta do morro.
Enquanto era realizado o trabalho de retirada de terra, os motoristas enfrentaram dificuldades para atravessar a avenida Bento Gonçalves na região. Devido ao deslizamento, o tráfego de veículos ficou interrompido nas proximidades do campus do vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Os maiores congestionamentos foram registrados no início e no final da manhã devido ao fluxo acentuado de veículos com os horários das aulas. A EPTC fez um bloqueio de cerca de 100 metros na avenida Bento Gonçalves. O corredor de ônibus, que fica junto ao local onde houve o deslizamento, passou a ser utilizado como faixa de passagem aos carros, motos e ônibus no sentido centro-bairro.
O bloqueio testou a paciência dos motoristas, já que o congestionamento chegou até o cruzamento das avenidas Ipiranga e Antônio de Carvalho. A passagem dos veículos também foi mais demorada porque muitos motoristas diminuíam a velocidade para acompanhar o serviço da Prefeitura. Na noite de ontem, o engarrafamento chegou a sete quilômetros na avenida Protásio Alves.
Prefeitura pode colocar barreira de contenção na Bento Gonçalves
Smov quer evitar novos deslizamentos no local