Prefeitura projeta alta de 10% nas vendas na Feira do Peixe de Porto Alegre

Prefeitura projeta alta de 10% nas vendas na Feira do Peixe de Porto Alegre

Evento começou nesta terça e ocorre até o meio-dia da Sexta-Feira Santa

Laura Gross / Rádio Guaíba

Feira do Largo Glênio Peres conta com 50 bancas de pescado, quatro de alimentação na hora e uma de peixe vivo

publicidade

Com muita chuva, assim começou a edição 2019 da Feira do Peixe de Porto Alegre, nesta terça-feira. Ao longo da semana, 55 bancas estarão alocadas no Largo Glênio Peres. O atendimento vai das 8h às 20h até quinta-feira, e até às 12h na sexta-feira. A expectativa dos organizadores é de um aumento de 10% nas vendas na comparação com 2018. De acordo com o presidente da Colônia Z5, uma das organizadoras do evento, Gilmar da Silva Coelho, a época do ano é um dos fatores de otimismo. “No ano passado a Semana Santa aconteceu em um período muito quente. Agora é uma época de clima mais ameno, além de já ter acabado o período de férias e o pessoal já estar se aclimatando.”

Trabalhando na feira há mais de cinco anos, a pescadora Rejane dos Santos concorda com Coelho ao avaliar o período de abril como melhor para vendas. “Essa é a época que a gente vende melhor, quando a Páscoa cai em março as vendas não são tão boas.”

Para ela, o quarto mês do ano traz melhores resultados porque a população já está com mais dinheiro guardado. Santos afirma que a expectativa de vendas neste ano é positiva “por mais que o preço esteja alto.”

De acordo com Coelho, a tainha e o principal peixe procurado. Na feira é possível comprar o produto pronto, assado na taquara. Outro pescado bastante procurado são os filés prontos, dos mais variados pescados.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior esteve presente na abertura da Feira do Peixe. Ele passeou pelas bancas, comeu bolinhos de peixe e cumprimentou alguns dos vendedores. Ele destacou a presença da Secretaria Municipal da Saúde na fiscalização. “Nos anos anteriores não tivemos, mas nesse ano a fiscalização foi feita e a gente te pode garantir aos consumidores que está tudo avalizado, tudo ok, podem consumir peixe a vontade aqui na feira.”

Marchezan também ressaltou o potencial turístico do evento. “É um dos eventos mais tradicionais, se não o mais tradicional da cidade, que movimenta o centro e acaba trazendo muita gente de fora que vem comprar o peixe e acaba consumindo outra coisa aqui.”

Serviço da Feira do Peixe 2019:

239ª Feira do Peixe de Porto Alegre
Dia: 16 a 19 de abril
Horário: 8h30min às 20h30min
Local: Largo Glênio Peres
Na sexta-feira a Feira abre das 7h ao meio-dia.

17ª Feira do Peixe Restinga
Dia: 17 a 19 de abril
Horário: 8h30min às 20h30min
Local: Esplanada da Restinga

8ª Feira do Peixe do Extremo Sul em Belém Novo
Dia: 17 a 19 de abril
Horário: 8h30min às 20h30min
Local: Praça Inácio Antônio da Silva


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895