Prefeitura promove mais uma edição do drive-thru da Campanha do Agasalho em Porto Alegre

Prefeitura promove mais uma edição do drive-thru da Campanha do Agasalho em Porto Alegre

Mobilização já arrecadou cerca de 40 mil peças de roupas

Claudio Isaías

Campanha do Agasalho 2020 tem o tema “Suas roupas já podem sair de casa para abraçar alguém”

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre realizou nesta quarta-feira mais uma edição do drive-thru de arrecadação da Campanha do Agasalho 2020. A iniciativa, que contou com a presença da primeira dama Tainá Vidal, foi organizada no Largo Glênio Peres.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Esportes, Itacir Flores, já foram contabilizadas cerca de 40 mil peças de roupas desde o dia 30 de abril, quando a mobilização foi lançada. 

Das 20 mil peças liberadas até o momento, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) distribuiu 13.615 unidades, beneficiando 8.659 pessoas de 17 instituições. “A solidariedade dos porto-alegrenses está se confirmando, são muitas doações chegando e temos certeza de que muito mais virá. Também nos alegra bastante o aumento de parceiros como pontos de coleta”, ressaltou Tainá Vidal. 

Conforme Flores, o drive-thru estará todas as quartas-feiras no Largo Glênio Peres até o dia 1º de julho. "A ideia da secretaria é realizar outras ações especiais para incentivar a entrega de donativos. Também precisamos de cobertores e peças infantis”, explicou.

Roupas passam por quarentena 

A Campanha do Agasalho 2020 tem o tema “Suas roupas já podem sair de casa para abraçar alguém”. Neste ano, a mobilização começou mais cedo para que as doações pudessem chegar aos beneficiados antes do inverno.

Em razão da pandemia do novo coronavírus, as peças doadas passam por uma quarentena antes da distribuição. Elas ficam durante 14 dias em local arejado e ensolarado, para então serem triadas e embaladas. A necessidade maior é de roupas limpas, em bom estado e que possam ser usadas logo.

Serão beneficiadas 142 organizações cadastradas na Fasc, albergues, abrigos, Centros Pop, pessoas atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros Dia do Idoso (CDI) e Centros de Relações Institucionais e Participativas (Crips), povos indígenas e quilombolas.

Envolvimento 

Para estimular ainda mais o envolvimento da população na Campanha do Agasalho, a primeira-dama Tainá Vidal, e o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Itacir Flores, embarcaram em um ônibus da linha T9 da Carris. Ao longo do itinerário, Tainá fez vídeos, fotos e lives informando sobre a campanha e reforçando o apelo à solidariedade da população. 

“Mais do que nunca, contamos com as doações não só de agasalhos, mas também de alimentos não-perecíveis. Esses itens também são fundamentais para que possamos auxiliar moradores das comunidades mais carentes”, disse ela aos passageiros. Desde o dia 14 de maio, os ônibus da Carris são pontos de coleta de doações de roupas, cobertores, sapatos e alimentos.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895