Prefeitura realiza poda de eucalipto isolado na Redenção

Prefeitura realiza poda de eucalipto isolado na Redenção

Smam não detectou sinal de comprometimento na estrutura da árvore

Claudio Isaías / Correio do Povo

Prefeitura realiza poda de eucalipto isolado na Redenção

publicidade

A Secretária Municipal do Meio Ambiente (Smam) realizou nesta terça-feira a poda de galhos em um eucalipto de 25 metros no Parque da Redenção. A ação foi realizada após relatos de frequentadores do parque que teriam ouvido estalos na árvore. Para a realização do serviço, a área foi isolada pelos funcionários da secretaria. O diretor de Parques, Praças e Jardins da Smam, Sérgio Tomasini, disse que não foi detectado nenhum sinal de comprometimento da estrutura da árvore. “Com a poda de equilíbrio aliviamos o peso do eucalipto que poderia resultar em uma queda. É uma medida preventiva porque a árvore está em boas condições”, destacou.

Segundo Tomasini, o tronco do eucalipto cresceu inclinado, em direção à luminosidade, como é comum em parte das espécies. “Os galhos cortados pelos técnicos serão comercializados pelo DMLU”, explicou. Em agosto deste ano, um eucalipto de 25 metros próximo do que foi feito a poda de equilíbrio matou o juiz do Trabalho Lenir Heinen e feriu mais três pessoas na Redenção. Em outubro, no mesmo parque, uma árvore caiu e derrubou outras três em meio a uma chuva forte

A Smam informou que está em fase de conclusão o processo que vai contratar o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, por dispensa de licitação, para a avaliação externa e interna de árvores em parques da Capital. Os vegetais serão escolhidos a partir de critérios de porte e localização.

Os técnicos usarão aparelhos chamados resistômetro e tomógrafo para análise interna dos vegetais. A partir das análises interna e externa (visual), vão elaborar um laudo probabilístico de ruptura do tronco. Serão emitidos boletins técnicos com orientações para que a secretaria tome as medidas cabíveis em relação a cada árvore.

Além da análise, o instituto vai ministrar um curso de formação aos técnicos da Smam que realizam avaliação de risco. A expectativa é de que os técnicos do instituto comecem a atuar ainda no mês de novembro.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895