Geral

Prejuízos com enxurrada podem chegar a R$ 10 milhões em Venâncio Aires

Prefeito Airton Artus assinou decreto de emergência no município

Prefeito Airton Artus assinou decreto de emergência no município
Prefeito Airton Artus assinou decreto de emergência no município Foto : Engelberto Henn / Especial / CP
O levantamento dos prejuízos causados pela enxurrada do último sábado em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, pode chegar a R$ 10 milhões. O prefeito Airton Artus assinou o decreto de emergência nesta tarde.

Os dados preliminares indicam que chega a 3 mil a soma de residências, indústrias e estabelecimentos comerciais atingidos. No interior, cerca de mil quilômetros de estrada foram avariados pela força da água. Conforme o secretário municipal de Administração, Leandro Pitsch, a intempérie do último fim de semana está sendo oficialmente tratada como enxurrada, um fenômeno climático mais grave que a enchente. Segundo a Defesa Civil, somente no sábado foram registrados 120 milímetros de chuva no distrito de Monte Alverne, em Santa Cruz do Sul.

A titular da Secretaria Geral de Governo e Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, ressaltou que o município possui 10 dias para fechar o levantamento dos prejuízos, que ocorre simultaneamente ao auxílio às vítimas dos prejuízos. Mais de 60 famílias já foram atendidas desde o fim de semana com kits de alimentos e materiais de limpeza. No momento, as principais demandas estão na busca por alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e colchões.

Prefeitura de Santa Maria busca minimizar problemas causados pela chuva

Santa Maria também enfrenta problemas, principalmente nos acessos, pontes e localidades rurais, devido às  chuvas. De acordo com o secretário Tubias Calil,além da parte urbana onde 26 famílias estão desabrigadas e foram levadas para casas de parentes e creches, existe um trabalho especial nos distritos mais atingidos.

“Infelizmente, não teremos condições de resolver tudo nesta semana, pois a ação da chuva foi devastadora. A força da água abriu verdadeiras crateras. Nós estamos com uma força tarefa para buscar o que o prefeito nos pediu, que é conseguir melhorias o mais rápido possível”, explica.

O secretário  destacou que para executar os reparos é necessário que as condições do tempo permitam o trabalho. Equipes da prefeitura estão nas ruas trabalhando com ações paliativas, como colocação de britas para evitar transtornos maiores. Até o momento, 17 pontes foram prejudicadas. Nas áreas centrais, cinco equipes da secretaria realizam uma operação tapa buraco.

*Com informações do repórter Renato Oliveira


Bookmark and Share