Geral

Presença de algas afeta potabilidade da água em Bagé

Prefeitura recomenda que população filtre ou ferva o produto antes de beber ou cozinhar

Floração de algas é capaz de alterar o padrão do produto
Floração de algas é capaz de alterar o padrão do produto Foto : Francisco Bosco / Especial CP
O Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb), na Fronteira Oeste, informou que o produto sofreu alterações recentemente e há possibilidade de comprometimento da potabilidade. Consumidores reclamam de odor e sabor estranhos na água. De acordo com uma nota, emitida nesta quarta-feira, o problema ocorre porque os mananciais que abastecem o sistema de distribuição registram a floração de algas, capazes de alterar o padrão do produto.

O Departamento explica que o fenômeno ocorre quando há mudanças bruscas de temperatura e informa que técnicos estão trabalhando no problema. Enquanto isso, o órgão sugere que os usuários filtrem ou fervam a água antes de beber ou cozinhar e promete avisar assim que as condições do manancial estiverem adequadas, por meio de um comunicado.

De acordo com o engenheiro químico do Daeb Sérgio Rodrigues, a presença de algas em floração foi constatada nas barragens Emergencial e Sanga Rasa. Ele revelou também que a água está sendo tratada com carvão ativado e feita a limpeza do decantador, na Estação de Tratamento de Água (ETA).

Outra providência adotada pela autarquia foi a coleta de material para análise em laboratório de Porto Alegre, a fim de determinar se há um real comprometimento da água distribuída. “Em algumas situações semelhantes o teor das substâncias encontradas na água não chega a causar nenhum risco para o consumo humano”, explica Rodrigues. Para qualquer esclarecimento sobre o assunto, o Daeb disponibilizou à população os telefones 08005102219 e 32414236.

Bookmark and Share