Presidente da Salton fala na live Insights do Grupo Record RS

Presidente da Salton fala na live Insights do Grupo Record RS

Encontro abordou a transformação na gestão de empresas centenárias

Correio do Povo

Live abordou desafios de empresas centenárias

publicidade

Olhar para frente, aprendendo novos modelos, mesmo com acertos de mais de cem anos de trabalho. A terceira edição da live “Insights: palco de inovação, tendências e debates”, promovida pelo Grupo Record RS, abordou a transformação na gestão de empresas centenárias com a participação do presidente da vinícola Salton, Maurício Salton. O encontro virtual foi mediado pelo diretor comercial do Correio do Povo, João Müller.

Com 110 anos de existência, a Salton tem a transformação como uma constante no negócio, segundo Maurício. “Sempre foi assim, seja nos aspectos de produtos, de gestão e de estilo”. A empresa, atual líder na comercialização de espumantes no Brasil, também trabalha com vinhos, destilantes, frisantes, sucos e chás. “Ampliamos recentemente nosso negócio para o mercado externo, que já está rendendo frutos interessantes”, contou o líder da vinícola, que lembrou dos tempos em que a Salton era apenas uma pequena mercearia. Durante a live, foram mostradas as quatro unidades da empresa, uma delas em São Paulo.

Hoje em dia, o negócio é gerido pela quarta geração da família, seguindo os passos do seu fundador, Paulo Salton. Desde a terceira, um movimento interno contribuiu com a prosperidade da empresa, segundo Maurício. “Tivemos o propósito de separar os interesses pessoais dos objetivos profissionais, o que nos levou a aprendizados para a sustentabilidade da vinícola. É uma empresa familiar, sim, mas profissional”, ensina. A Salton, nos últimos anos, investiu na qualificação da gestão. “Os desafios que o Brasil e o mercado em geral nos coloca exigiu uma estrutura mais robusta, com definição de valores. Temos um comitê de gestão que trabalha com o conselho de administração. E, também uma assessoria estratégia que faz a crítica do dia a dia sob o olhar de novas oportunidades”, relatou Maurício.

O presidente da vinícola Salton apresentou o perfil da diretoria, missão e princípios do negócio, divididos em quatro valores: tradição, família, espírito e transformação. “O que nos carrega como empresa centenária, que perdura sem perder sua identidade, são valores autênticos e fazem parte da nossa rotina e atitudes”, expôs Maurício, que explanou, em seguida, o desafio para o futuro. “A empresa tem que se manter inovadora, admirada por suas práticas, princípios e produtos, seguindo com seus valores de geração para geração”, explicou, mostrando a linha de tempo da empresa que, além da vinícola, aposta em empreendimentos imobiliários e turísticos. “É uma diversificação do escopo de nosso negócio”, lembrou.

Com uma presença em mais de 25 países, a Salton cresceu 60% nas exportações em 2020. “Entendemos nossa identidade no mercado externo, os espumantes são nossa grande referência. Com o tempo, corrigimos nossa concepção na elaboração de alguns produtos, não nos fechamos apenas no modelo que já tinha dado certo”, enfatizou Maurício, que enxerga a internacionalização da empresa como um próximo passo feliz, tendo em vista a trajetória de começo simples da vinícola.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895