Previsão de chuva transfere remoção de peixes do Rio dos Sinos

Previsão de chuva transfere remoção de peixes do Rio dos Sinos

Segunda retirada de cardumes de trecho poluído ficou para 23 de dezembro

Ronaldo Berwanger / Rádio Guaíba

publicidade

A segunda remoção de peixes no trecho mais poluído do Rio dos Sinos, em São Leopoldo, foi transferida para o dia 23 de dezembro, às 6h. Segundo o Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), a ameaça de temporais no fim de semana adiou o serviço.

Os peixes serão retirados, como já ocorrido no sábado passado, do trecho entre a foz dos arroios Portão e João Corrêa, em São Leopoldo, e levados até a Prainha Dourada, em Sapiranga, onde a qualidade da água é melhor. Depois de capturado com uma rede especial, o cardume é transportado em um caminhão com 5 mil litros de água. No primeiro fim de semana, 52 mil animais foram transferidos.

No trecho leopoldense, o nível do rio está em 1,20 m. O oxigênio dissolvido está em 1,4 miligrama por litro, sendo que o mínimo para garantir a vida no manancial é de 2 mg/l. Em Sapiranga, os números são melhores: o oxigênio está em 3 mg/l. A região da Prainha dispõe de mais banhados e áreas de preservação, segundo o diretor-executivo do Consórcio Pró-Sinos, Julio Dorneles.


Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895