PRF de Santa Maria alerta para desvios na BR 287

PRF de Santa Maria alerta para desvios na BR 287

Balsa particular auxilia na travessia em casos emergenciais

Renato Oliveira

Carros de passeio pagam R$ 10 e caminhões de pequeno porte e ônibus R$ 20

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A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Maria alerta os motoristas que pretendem transitar pela BR 287. A ponte sobre o rio Toropi está interrompida e deve ser destruída. Por isso, a PRF sugere que os motoristas utilizem a principal rota, que é por São Vicente do Sul, passando por Cacequi e Rosário do Sul.

A segunda opção é a rota que passa pelo interior de Mata e São Pedro do Sul, onde existe uma balsa em operação emergencial para auxiliar na travessia. O serviço, no entanto, é particular. Carros de passeio pagam R$ 10 e caminhões de pequeno porte e ônibus R$ 20. A partir de Santa Maria, região central do Estado, a opção de rota é a BR 158 em direção a Rosário do Sul.

A PRF pede que os motoristas evitem usar o desvio que existe às margens da BR 287. Segundo a policial, Ana Cristina, a estrada improvisada fica em uma propriedade particular e passa ao lado da ponte, que foi construída na década de 70. O trânsito pelo local depende da boa vontade dos proprietários da área rural.

Desvio

Teve início nesta quarta-feira a construção de um desvio em uma das margens da BR 287, ao lado da ponte que está danificada. Segundo o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit), João Tonetto, a nova ponte que será construída após a implosão da atual, deverá ficar pronta daqui a seis ou nove meses.

Confira nota do Dnit na íntegra:

"Iniciou nesta quarta-feira (29/10) a construção do desvio como alternativa provisória à ponte sobre a várzea do Rio Toropi, no km 313,5 da BR-287. Após inspeção de especialistas, foi constado que a estrutura - localizada entre São Pedro do Sul e Mata, na região central do Estado – precisará ser demolida e uma nova construída no mesmo local. O Departamento Nacional de Infraestutura de Transportes (DNIT) reforça que a travessia está totalmente bloqueada para veículos e pedestres, pois o risco de desabar é iminente.

A construção do desvio de 300 metros ao lado da ponte interditada deve levar 15 dias, caso não chova. Durante esta quarta-feira, operários da empresa detentora do contrato de manutenção da BR-287 iniciam a limpeza da área e a colocação de pedra. Em seguida, será instalada a tubulação para a drenagem e por fim aplicado o asfalto. Com isso, a rota alternativa trará segurança aos cerca de 5 mil veículos que trafegam diariamente na localidade.

A vistoria realizada na tarde terça-feira (28/10) feita pela empresa Sogel (especialista em pontes), por solicitação do DNIT, revelou que a ligação entrou em colapso. Com 80 metros de extensão a estrutura baixou cerca de um metro na parte central devido à ruptura de dois pilares. Como ela não para de ceder, forçando os demais pilares o risco de desmoronar é elevado. O órgão esclarece que a ponte será demolida e não implodida.

O DNIT está analisando qual será a forma de contratação da empresa que fará a nova conexão, mas adianta que o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) seria a melhor opção pela agilidade do certame. O órgão calcula que, depois de definida a construtora, o prazo de construção é de cerca seis meses, além 30 dias para a demolição."

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