PRF e Prefeitura firmam termo de cooperação técnica para ações de Segurança Pública

PRF e Prefeitura firmam termo de cooperação técnica para ações de Segurança Pública

Prefeito Nelson Marchezan enfatizou que a integração e a tecnologia são os caminhos para reduzir os índices de criminalidade

Jessica Hübler

Documento oficializa o compartilhamento de infraestrutura da Rádio Digital entre a PRF e a Prefeitura

publicidade

Foi assinado na tarde desta segunda-feira um termo de cooperação técnica para desenvolvimento e modernização de ações de Segurança Pública, entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante o encontro, realizado na sede da 1ª Delegacia da PRF, ocorreu o ato de inauguração do projeto Rádio Digital na Região Metropolitana de Porto Alegre, que possibilita a comunicação digital entre as viaturas e os postos de fiscalização. O documento oficializa o compartilhamento de infraestrutura da Rádio Digital entre a PRF e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

O superintendente da PRF no Rio Grande do Sul, Luís Carlos Reischak Junior, afirmou que pela primeira vez na história o rádio digital está sendo utilizado pela PRF no Estado. “Está sendo um marco histórico e importante para nós. Atualmente utilizamos a rede analógica, mas ela não nos atende. Então a Prefeitura, através da Procempa e do prefeito Nelson Marchezan Júnior, ter nos dado este apoio, permite a gente crescer muito mais e comunicação é fundamental no sistema policial”, destacou.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior declarou que, desde que o Executivo começou a estudar a questão da segurança no que se refere à Prefeitura, ficou evidente que duas linhas são de suma importância: a integração e a tecnologia. “Este avanço é um sinal de que estamos no caminho certo e, em conjunto, poderemos avançar muito mais”, ressaltou. 

Além da comunicação de situações de emergência com qualidade, a tecnologia disponibilizada pela prefeitura possibilita serviços adicionais, como transmissão de dados, georreferenciamento dos terminais e integração com outros sistemas. A parceria não gera custos para nenhum dos órgãos.

Marchezan ainda enfatizou que a integração e a tecnologia são os caminhos para reduzir os índices de criminalidade. “A prefeitura tem consciência de que não é responsável por segurança pública, mas que pode contribuir com informações e tecnologia para ajudar a combater o problema. Este é um gigantesco passo de integração tecnológica, de informação e operação, que pode servir de exemplo para outras estruturas e tornar Porto Alegre uma cidade muito mais segura”, disse.

Durante o ato, a PRF entregou uma placa de agradecimento ao prefeito pelo apoio à instituição em suas demandas estratégicas. A PRF pretende concluir a implantação do sistema de rádio digital no Estado até 2023.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895