Geral

Primavera começa com tempo instável no Estado

Região central gaúcha pode registrar chuva forte nesta quinta-feira

O primeiro dia de primavera será mais um com instabilidade sobre o Rio Grande do Sul, de acordo com a MetSul Meteorologia. O ingresso de ar frio a partir do Sul no decorrer desta quinta-feira intensifica uma frente fria sobre o Estado, o que vai resultar em chuva na maioria das regiões. A temperatura se mentém amena.

Mais uma vez, pode chover forte do Centro em direção ao Norte gaúcho, com acumulados acima de 50 milímetros em poucas horas no Norte. O risco de temporal diminui, mas ainda não pode ser afastado, segundo a MetSul. Podem, assim como nesta quarta, ocorrer períodos de melhoria, sobretudo na Metade Sul.

Em Porto Alegre, em um dia chuvoso, a temperatura varia entre 16°C e 19°C. Bagé, Erechim, Vacaria e São José dos Ausentes devem registrar as mínimas no Estado, com 12°C. Por outro lado, Torres, Capão da Canoa, Alegrete e Santa Rosa atingem às máximas, com 20°C.

Primavera sob La Niña

A primavera neste ano terá a influência do fenômeno La Niña, hoje moderado a forte, mas que deve se intensificar, podendo ser um dos mais intensos das últimas décadas. A média de chuva aumenta na primavera, revelando a história que se trata de período com risco acentuado de cheias. Em 2010, contudo, devido ao La Niña, a chuva deve ser mais irregular, a ponto de não se descartar até problemas de escassez no período mais perto do verão.

Ao longo desta primavera, porém, há chances de ocorrer eventos extremos de chuva, contudo mais localizados. Não raro períodos secos ou de estiagem são precedidos por muita chuva. A primavera tem como característica também a alta incidência de temporais, alguns com potencial destrutivo. Sob La Niña, o número de temporais diminui, mas quando ocorrem podem ser violentos.

Se dias de calor já ocorrem no inverno, eles são mais comuns na primavera. Outubro e novembro ainda costumam ter dias de baixa temperatura que podem resultar em geadas tardias, risco que é acentuado sob a presença do La Niña. Na nova estação há uma mudança no padrão do vento que tende a soprar mais de Leste.

Mínimas e máximas pelo Estado

Porto Alegre: 16°C / 19°C
Caxias do Sul: 13°C / 18°C
Santa Cruz do Sul: 15°C / 19°C
Pelotas: 14°C / 18°C
Alegrete: 15°C / 20°C
Uruguaiana: 15°C / 20°C
Passo Fundo: 13°C / 16°C
Cruz Alta: 14°C / 18°C
Vacaria: 12°C / 15°C
Torres: 16°C / 20°C

Bookmark and Share