Primeira dose da vacina contra Covid-19 avança com AstraZeneca em Porto Alegre

Primeira dose da vacina contra Covid-19 avança com AstraZeneca em Porto Alegre

Imunizante foi o único disponível nesta sexta-feira na capital gaúcha

Gabriel Guedes

Governo projeta vacinar toda a população adulta do RS até setembro

publicidade

Com a previsão de apenas retomar na terça-feira, dia 1º, a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidade e sem comorbidade com doses da Pfizer, a sexta-feira foi marcada apenas pela disponibilidade da vacina da AstraZeneca/Fiocruz.

Ainda assim, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou, nessa quinta-feira, a faixa da vacinação da primeira dose contra Covid-19 para pessoas com deficiência permanente com 55 anos ou mais e disponibilizou vacinas em 12 unidades de saúde. Também foi realizada a vacinação de 200 portuários, que ocorreu no Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico.

Nas primeiras horas desta manhã, em alguns dos locais, como na Unidade de Saúde Belém Novo, na Zona Sul, as filas da primeira e segunda dose se confundiam. Mas com a notícia da falta da Pfizer, muita gente desistiu e as filas nestes 12 pontos avançavam rápido para quem iria receber a primeira dose da AstraZeneca/Fiocruz.

“Cheguei às 9h20. Mas estão chamando. Está tudo certo”, relata Jaderson Samuel Cardoso, 19 anos, que tem asma grave, mas estava tentando pela segunda vez tomar a vacina. “Faltaram uns documentos e aí tive que voltar. Mas ontem (quinta-feira) tinha menos fila".

A primeira dose da AstraZeneca também seguiu sendo aplicada em pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência cadastradas no plano Benefício de Prestação Continuada a partir de 18 anos, pessoas com HIV e Síndrome de Down a partir de 18 anos, profissionais de saúde e de apoio à saúde.

Segundo a diretora de Atenção Primária da SMS, Carol Schirmer, a vacinação para gestantes e puérperas será retomada terça-feira, 1º de junho, em função do tempo de uso necessário do imunizante da Pfizer após o descongelamento.  

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895