Primeira vacinada contra Covid-19 no RS celebra aniversário de 100 anos no Palácio Piratini

Primeira vacinada contra Covid-19 no RS celebra aniversário de 100 anos no Palácio Piratini

Eloína Gonçalves Born foi recebida pelo governador Eduardo Leite

Eduardo Andrejew

publicidade

A tarde dessa quarta-feira, 21, foi especial para Eloína Gonçalves Born, a primeira idosa no Rio Grande do Sul a ser vacinada contra a Covid-19. Pela primeira vez na vida, visitou o Palácio Piratini, onde foi recebida pelo governador Eduardo Leite. O motivo do passeio também foi especial. Acabam de ser completados seis meses desde que o Estado começou a vacinar a população. E Dona Eloína vai completar 100 anos no próximo sábado. A proposta foi celebrar as datas em uma atividade dentro do Palácio Piratini, a sede do governo estadual, que também alcançou o centenário neste ano.

O governador recepcionou Dona Eloína no Salão Negrinho do Pastoreio e conversou com ela por alguns minutos. “A senhora é um exemplo para muita gente, pode ter certeza”, disse. Na ocasião, um saxofonista da Banda da Brigada Militar entrou tocando Parabéns a Você.. Leite também presenteou Dona Eloína com uma orquídea e um bolo de aniversário. Após conversar com ela sobre o centenário do Palácio Piratini, Leite ainda arrematou um elogio à convidada. “A senhora é muito mais bonita que este palácio e obrigado pelo carinho da sua visita”, agradeceu.

Dona Eloína recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, a Coronavac, em 18 de janeiro deste ano, junto com mais quatro pessoas integrantes de grupos prioritários, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A escolha da idosa foi realizada por intermédio do Moderna Idade, que atua na qualificação das ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos). Nesta quarta-feira, enquanto aguardava a chegada do governador, ela comentou que estava feliz em poder passear um pouco. Devido à pandemia, precisava passar os dias na clínica. E estava contente por poder conversar com o governador. “Eu adoro o Eduardo Leite”, declarou. “Acho tudo muito bacana, não esperava encontrar tanta gente, é um passeio bom, muito bom”, acrescentou.

Após posar para fotos, ela passeou por algumas dependências o Piratini. Também acompanharam a atividade representantes do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) e da Moderna Idade, Núcleo de Residenciais Geriátricos do SINDIHOSPA.

A secretária de Comunicação, Tânia Moreira, lembrou do caráter simbólico do evento. “A gente está completando os seis meses de vacinação ela estava entre as primeiras a serem vacinadas no Hospital de Clínicas, e culminou também dela fazer agora 100 anos, também com os 100 anos do Palácio”, explicou. “É uma justa homenagem para ela, acho que é um marco para a vacinação mostrar uma pessoa que está vacinada e que está bem”, disse a secretária.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895