Primeiro caso de novo coronavírus no Brasil ocorreu em janeiro

Primeiro caso de novo coronavírus no Brasil ocorreu em janeiro

Caso foi identificado em estudo detalhado sobre os pacientes hospitalizados com SRAG

R7

Segundo Mandetta, primeiro caso confirmado aconteceu no dia 23 de janeiro

publicidade

Wanderson de Oliveira, Secretário de Vigilância em Saúde, confirmou nesta quinta-feira que o primeiro caso de um paciente hospitalizado com o novo coronavírus no Brasil aconteceu no fim de janeiro. Até então, acreditava-se que o primeiro registro de Covid-19 era o de um paciente que testou positivo em 26 de fevereiro.

"A partir de investigação retrospectiva tivemos a identificação do primeiro caso confirmado, ele é do dia 23 de janeiro", afirmou o representante do Ministério da Saúde, em entrevista coletiva nesta quinta-feira, em Brasília, ao lado do ministro Luiz Henrique Mandetta. 

De acordo com o secretário, o caso foi identificado em estudo detalhado sobre os pacientes hospitalizados com SRAG (síndrome respiratória aguda grave — definição que considera também doenças causadas por outros vírus, como a influenza e outros tipos de coronavírus conhecidos pela comunidade científica.

O Ministério da Saúde contabiliza, até hoje, 299 mortes por coronavírus e 7.910 casos confirmados. Em 24 horas, foram registrados 1.074 novos casos de covid-19 e 58 óbitos.

Internações por SRAG

A curva de internações por SRAG (síndrome respiratória aguda grave), projetada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), perdeu ritmo na semana entre os dias 22 e 29 (a última disponível), depois de dois aumentos consecutivos e vertiginosos. Os dados estão disponíveis no sistema eletrônico InfoGripe da fundação.

O último cálculo aponta que o crescimento dos casos foi de 7% entre a última e a penúltima semana de março — o número de casos saltou de 5.624 para 5.992. Embora tenha crescido em números absolutos, é possível observar uma diminuição no ritmo de ocorrências.

Nas duas semanas imediatamente anteriores, o número de casos de doenças respiratórias dobrou. Na 10ª semana, no início de março, houve 965 casos registrados, contra 2.534 ocorrências na semana na 11ª — aumento de 162%.

Já entre a 11ª semana e a 12ª, os casos saltaram de 2.534 para 5.624 — um acréscimo de 122% na quantidade de doentes atendidos em hospitais com problemas respiratórios graves.

A queda no ritmo de ocorrências aconteceu, coincidentemente, ao mesmo tempo em que foram implantadas medidas de isolamento social no combate à Covid-19 propostas pelo Ministério da Saúde. O governo estuda novas ações para os meses de abril, maio e junho.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895