Problema em estação de bombeamento provoca falta de água em áreas de Porto Alegre

Problema em estação de bombeamento provoca falta de água em áreas de Porto Alegre

Ao menos 15 localidades da zona Sul e da Lomba do Pinheiro são afetadas

Gabriel Guedes

publicidade

Um problema elétrico na Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo, do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), ainda na noite da sexta-feira, causou falta de água em parte de pelo menos 15 localidades da zona Sul de Porto Alegre e mais a Lomba do Pinheiro. Foi por volta das 21h30min, quando o departamento informou sobre o problema. A previsão inicial era normalizar o abastecimento ainda na madrugada e manhã de hoje, mas a retomada dos serviços não transcorreu com sucesso, após mais uma sequência de falhas, e o abastecimento seguia sem previsão de retorno ainda durante a tarde de sábado.

Na noite de sexta-feira e madrugada de sábado, a operação de reparo envolveu equipes do próprio Dmae e da CEEE, que concluíram o conserto na rede de alta tensão, e a ETA Belém Novo foi religada. No entanto, o problema atingiu os grupos motor-bomba da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Boa Vista, o que acabou afetando o bombeamento de água para o restante do sistema. Técnicos do Dmae seguem realizando, ao longo deste sábado, a manutenção emergencial dos equipamentos com o objetivo de retomar os níveis de água o mais breve possível, mas ainda não há previsão de retorno do abastecimento.

Na manhã deste sábado, a ETA Belém Novo parou novamente para o conserto dos motores. Os bairros impactados são Aberta dos Morros, Belém Novo, Belém Velho (parte), Boa Vista do Sul, Campo Novo, Chapéu do Sol (parte), Espírito Santo (parte), Extrema (parte), Hípica (parte), Ipanema (parte), Lageado (parte), Lami, Ponta Grossa, São Caetano (parte), Vila Nova (parte), Pitinga e Quirinas. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895