Procissão de Navegantes altera trânsito da Capital

Procissão de Navegantes altera trânsito da Capital

Ruas estão sendo bloqueadas ao longo do trajeto até a avenida Sertório<br />

Correio do Povo

Tráfego está congestionado nas proximidades da Rodoviária

publicidade

A tradicional procissão de Navegantes iniciou por volta das 8h desta quarta-feira no Santuário Nossa Senhora do Rosário, na rua Vigário José Inácio, Centro de Porto Alegre. Cerca de 80 mil pessoas participam do cortejo que já passou pela avenida Mauá e segue também pela Castelo Branco e Sertório. As vias estão bloqueadas e, à medida que os fiéis  passam, os agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) liberam o trânsito. Motoristas que trafegam pela região precisam ter atenção às interrupções. Para sair da Capital pela Castelo Branco, por exemplo, é necessário seguir pela Farrapos até o Aeroporto Internacional Salgado Filho para ingressar na freeway.  O acesso da Castelo Branco para Ponte de Guaíba ficará fechado, até as 14h30min.

Os acessos da Sertório estão fechados nos dois sentidos e o tráfego está congestionado no Viaduto da Conceição no sentido bairro-Centro. Cerca de 110 agentes trabalham para organizar o fluxo. Para auxiliar na segurança, estão sendo empregados aproximadamente 400 policiais militares.

O governador Tarso Genro se juntou ao cortejo por volta das 8h50min. Ele deve caminhar com o prefeito José Fortunati, o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde e a presidente da Câmara Municipal, Sofia Cavedon, até a avenida Sertório, onde ocorrerá a missa.

A passagem da santa é acompanhada de perto pelos fiéis. Muitos estão emocionados e descalços. Algumas crianças seguem a procissão vestidas de anjos e acompanhadas dos pais. Faz cerca de 24ºC na manhã desta quarta-feira, em Porto Alegre, e a previsão é de que a temperatura fique próxima dos 30ºC.

Cerca de 5 mil fitinhas de pulso são distribuídas pela EPTC à população, todas abençoadas na igreja de Navegantes, com a mensagem: "Segurança no trânsito, novo estilo de vida".

Procissão fluvial

A procissão pela água iniciou com a celebração e benção das famílias na Capela Navegantes do Estaleiro Mabilde. Em seguida, está previsto embarque da imagem em frente ao Estaleiro Mabilde e saída da procissão em direção ao Gasômetro para embarque de convidados. O cortejo seguirá em direção à Ponte Móvel do Guaíba, retornando até a Ilha da Pintada onde ocorrem as atividades religiosas e culturais. O início das atividades na Ilha da Pintada deve ocorrer às 11h, com missa campal, feira de artesanato e shows culturais.

Interior

No Litoral Norte, a maioria das comemorações ocorrerá durante a noite. Em Tramandaí, a procissão fluvial começa às 19h e às 20h ocorre uma Missa Campal, nas proximidades da ponte sobre o rio Tramandaí. Na região Sul, Pelotas e Rio Grande terão cortejo para Nossa Senhora dos Navegantes por volta das 15h. A maioria dos balneários fizeram homenagens à Iemanjá durante a noite de ontem com fogos de artifícios e entrega de oferendas.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895