Procissão do Morro da Cruz emociona multidão na Capital

Procissão do Morro da Cruz emociona multidão na Capital

Público acompanha crucificação encenada por atores profissionais e amadores

Wagner Machado / Correio do Povo

Evento é realizado desde 1960

publicidade

 O terreno íngreme e o forte calor não intimidaram a multidão de fieis que acompanharam, no fim da tarde desta sexta, a tradicional Procissão do Morro da Cruz, na Capital. O percurso de cerca de 1,8 quilômetro iniciou na rua Vidal de Negreiros esquina com a rua Primeiro de Março, seguindo pela rua Santo Alfredo até o topo do bairro Partenon.

Há 20 anos a aposentada Andreia Silva e Castro, de 72 anos, sobe o morro descalça junto com a filha, Amanda Siva e Castro. “Na hora a gente nem se importa com calor ou com o tamanho da lomba, a fé nos motiva”, argumenta.

A encenação começa no palco montado em frente à igreja que conta a chegada de Jesus – vivido pelo deputado estadual Aldacir Oliboni – a Jerusalém, no Domingo de Ramos, até o julgamento e condenação. Na sequência, a multidão, estimada pela Brigada Militar em 35 mil pessoas, acompanha a caminhada até o alto do morro onde, em outro palco, ocorrem a crucificação e ressurreição.

Participam da encenação 25 legionários romanos, 15 homens e mulheres representando o povo de Jerusalém, 15 crianças, 10 atores que fazem papéis de maior destaque, 30 artistas profissionais, 20 pessoas da parte técnica.

“Nunca tinha participado da procissão. A gente conhece a história, mas é muito emocionante reviver todo esse sofrimento e redenção”, diz, emocionada, a dona de casa, Arlete Gonçalves, de 27 anos, enquanto carrega a filha, Charlene, de 3 anos, nos braços.

Para garantir a segurança durante o evento, algumas vias de acesso foram bloqueadas para o trânsito de veículos e liberadas com o término da encenação. A Empresa Pública de Transporte e Circulação e a Brigada Militar acompanharam o percurso.

O evento, que integra o calendário cultural de Porto Alegre, é realizado desde 1960 e narra os últimos momentos da vida de Jesus Cristo. A Via Sacra é realizada pela Coordenação de Descentralização da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de Porto Alegre, juntamente com a Igreja São José do Murialdo, artistas, comunidade e apoio do Governo do Estado.

Bookmark and Share


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895