Geral

Procon fará simulações para fiscalizar operadoras de celular

Empresas acertaram contrapropaganda pelo período de dez dias e dar descontos nas faturas

Com a retomada da comercialização de linhas, celulares e internet pelas operadoras, o Procon adotará uma prática de monitoramento ativa dos serviços prestados. Conforme a diretora-geral do órgão, Flávia do Canto Pereira, serão feitas simulações de ligação para os telefones de atendimento ao consumidor das empresas para verigicar os cumprimentos das medidas.

• Leia mais sobre a suspensão da telefonia móvel


A princípio, as empresas cumpriram o que foi determinado pelo órgão municipal de Porto Alegre para melhorar o serviço de telefonia móvel. Entre os pedidos solicitados e que foram atendidos está a contrapropaganda pelo período de dez dias a partir desta sexta-feira e o desconto nas faturas dos clientes que ficarem sem serviço de internet ou telefone por mais de duas horas.

TIM e Claro receberam aval para retomar suas comercializações ainda no início da tarde, depois de reunião na sede do órgão de defesa do consumidor. Horas depois, o Procon também confirmou a extensão da medida para Oi e Vivo. A decisão, porém, não suspende, em Porto Alegre, os efeitos da definição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que proíbe a Oi de vender novos planos de dados e voz no Rio Grande do Sul, a partir de segunda-feira.

A TIM, única a ter representante que se pronunciou sobre esta regularização, disse que vai informar em comunicado os números para os quais os clientes podem enviar mensagem e conferir se há cobertura em determinada região, assim como comunicar as falhas na disponibilização dos serviços contratados, segundo o diretor Christian Krieger. “É muito importante que o cliente se certifique antes de comprar se nossos serviços estão disponíveis no local onde moram através do site ou do número 2378. Na hora ele receberá uma mensagem informando sobre a cobertura”, assegurou.


Bookmark and Share