Procura pela 2ª dose das vacinas segue intensa nos postos de saúde de Porto Alegre

Procura pela 2ª dose das vacinas segue intensa nos postos de saúde de Porto Alegre

Imunizantes da AstraZeneca, da Coronavac e da Pfizer foram aplicados em seis unidades da Capital

Cláudio Isaías

População voltou a procurar os postos de saúde nesta quinta-feira

publicidade

A população voltou a procurar os postos de saúde nesta quinta-feira para realizar a segunda dose das vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes da AstraZeneca, da Coronavac e da Pfizer foram aplicados em seis unidades de saúde de Porto Alegre. Desde cedo, os postos de saúde registraram filas e uma intensa circulação de pessoas em busca da imunização contra o coronavírus.

No Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, a auxiliar administrativa Eliane Freitas, disse que estava feliz por ter feito a segunda dose da vacina Coronavac. "Queria realizar o mais rápido a aplicação da segunda dose. Graças a Deus deu tudo certo", ressaltou. Ela chegou ao posto de saúde por volta das 7h.

Moradora do bairro, a técnica em informática Renata Machado recebeu a segunda dose da Pfizer. "A gente se protege com a vacina. Agora, é redobrar os cuidados, ou seja, usar máscara e evitar aglomerações", acrescentou.

O técnico em hidráulica Régis Ferreira, que recebeu a segunda dose da AstraZeneca/Oxford afirmou que "espera que todas as pessoas sejam imunizadas o mais rápido possível." A auxiliar administrativa Sandra Melo afirmou que estava contente por ter feito as duas doses da vacina contra coronavírus.

Para a aplicação da segunda dose, as pessoas precisam levar documento de identidade e carteira de vacinação com registro da realização da primeira dose.

No Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, o público chegou cedo para realizar a segunda imunização contra a Covid-19. Como aconteceu na quarta-feira, algumas pessoas foram hoje em busca da primeira imunização contra a Covid-19, mas os funcionários da unidade de saúde informaram que não havia a aplicação da primeira dose. Na entrada da unidade, havia um cartaz com um alerta sobre a suspensão temporária da D1 dose da vacina contra a Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda o recebimento de novas remessas para retomar a imunização da primeira dose. O prazo da segunda dose depende da vacina: Astrazeneca (12 semanas após a primeira aplicação); Coronavac (para quem fez a primeira dose há mais de 28 dias) e a Pfizer (quem realizou a primeira dose há mais de 21 dias).

O atendimento nas seis unidades de saúde - Álvaro Difini, Camaquã, IAPI, Centro de Saúde Modelo, Santa Cecília e Centro de Saúde Santa Marta - nesta quinta-feira começou às 8h e encerra às 17h.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895