Procura pela 2ª dose das vacinas volta a ser intensa nas unidades de saúde, em Porto Alegre

Procura pela 2ª dose das vacinas volta a ser intensa nas unidades de saúde, em Porto Alegre

Desde cedo, os locais registraram filas e uma intensa circulação de pessoas

Cláudio Isaías

Porto Alegre teve intensa procura pela 2ª dose de vacina nesta quarta

publicidade

A procura pela segunda dose das vacinas contra a Covid-19 voltou a ser intensa nesta quarta-feira nos postos de saúde de Porto Alegre. As aplicações da D2 dos imunizantes da AstraZeneca/Oxford, da Coronavac/Butantan e da Pfizer ocorreram em seis unidades de saúde da Capital. 

Desde cedo, os postos de saúde registraram filas e uma intensa circulação de pessoas em busca da imunização contra o coronavírus. No Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, a bancária Simone Matos, disse que estava feliz por ter feito a segunda dose da vacina AstraZeneca. "Mesmo com a segunda dose devemos seguir com os cuidados e evitar aglomerações", ressaltou. 

Marisa Oliveira, depois de realizar a imunização, pediu que as pessoas não esqueçam de ir aos postos de saúde para se vacinar. "A vacinação é muito importante. A população não pode esquecer de se vacinar", comentou. A dona de casa Vanessa Trindade disse que estava feliz por ter recebido a vacina. "Espero que todas as pessoas possam ser vacinadas", ressaltou. 

O auxiliar administrativo Pedro Moraes afirmou que estava contente por ter feito as duas doses da vacina contra a Covid-19. "A vacinação é a única maneira de vencermos essa pandemia", acrescentou. Na aplicação da segunda dose, as pessoas tinham que levar documento de identidade e carteira de vacinação com registro da realização da primeira dose.

No Santa Marta, no Centro Histórico, o público chegou antes da abertura do posto de saúde. Teve pessoas que foram em busca da primeira imunização contra a Covid-19. Diante da procura, os funcionários decidiram colocaram cartazes na entrada da unidade com a seguinte mensagem: "Suspensa temporariamente a primeira dose da vacina da Covid-19". A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda o recebimento de novas remessas para retomar a imunização de dose 1. 

O prazo para a segunda dose depende da vacina: Astrazeneca/Oxford (12 semanas após a primeira aplicação); Coronavac/Butantan (para quem fez a primeira dose há mais de 28 dias) e a Pfizer (quem realizou a primeira dose há mais de 21 dias). O atendimento nas seis unidades de saúde - Álvaro Difini, Camaquã,  IAPI, Centro de Saúde Modelo, Santa Cecília e Centro de Saúde Santa Marta - teve início às 8h e se encerra às 17h. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895