Procura pela vacina contra gripe é considerada baixa, aponta Secretaria de Saúde

Procura pela vacina contra gripe é considerada baixa, aponta Secretaria de Saúde

Campanha foi ampliada nacionalmente até 15 de junho

Henrique Massaro

Procura pela vacina contra gripe é considerada baixa, diz Secretaria de Saúde

publicidade

Mesmo com a ampliação da campanha de vacinação contra a gripe, a movimentação nas unidades de saúde de Porto Alegre ainda é considerada baixa pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A mobilização, que terminaria na sexta-feira passada, foi prorrogada nacionalmente até o dia 15 de junho. Até a semana passada, 2,4 milhões das pessoas dos grupos prioritários haviam se vacinado no Rio Grande do Sul.

O número, no entanto, representa apenas 71,4% e o Estado tem como meta 90%. O Ministério da Saúde determinou a prorrogação da campanha em virtude do feriado de quinta-feira passada e também pela dificuldade da população chegar aos postos de saude em virtude da greve dos caminhoneiros.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, mesmo quando a mobilização terminar, as unidades continuarão disponibilizando a imunização conforme o estoque restante. Ainda conforme a pasta, além dos atuais grupos de risco, estão sendo priorizadas as faixas etárias de 5 a 9 anos e de 50 a 59 anos.

O Ministério da Saúde informou que os grupos prioritários totalizam 54,4 milhões de pessoas. Ainda segundo a pasta, 60 milhões de doses seriam entregues aos estados em etapas e 100% do público-alvo estaria assegurado.

Conforme a Secretaria Estadual, todo o quantitativo dos imunológicos já foi distribuído aos municípios. Todos os 139 postos de saúde de Porto Alegre contam com a vacina. Ao todo, são 595 mil doses na Capital  No Estado, 3,6 milhões de pessoas devem receber a dose. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895