Procura por testes de Covid-19 continua em Porto Alegre

Procura por testes de Covid-19 continua em Porto Alegre

Testagem segue disponível para quem apresenta ao menos dois sintomas da doença

Taís Teixeira

publicidade

Os testes rápidos de antígeno para diagnóstico de Covid-19 seguem sendo aplicados nas 132 unidades de saúde (US) e nas três tendas instaladas na US Tristeza, na Clínica da Família Álvaro Difini, na US São Carlos e na US Assis Brasil. No campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), na rua Sarmento Leite, 425, em função do vestibular, o serviço foi interrompido na quarta-feira e retorna na segunda-feira, das 9h às 17h.

No Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, a procura pela testagem nesta sexta-feira foi constante. De manhã, era possível observar a circulação de pessoas com quadro sintomático chegando e saindo do local em busca do procedimento.

A demanda por testes da Capital segue firme, no entanto, é considerada menor. “A demanda permanece alta, mas com menos atendimentos  em comparação a duas semanas atrás”, relacionou a diretora de Atenção Primária em Saúde, Caroline Schirmer. 

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), uma nova tenda deve ser instalada na Unidade de Saúde Navegantes, no bairro Navegantes, até o fim do mês. A medida é para ajudar na testagem de um provável pico de contágio por coronavírus após o feriado de Carnaval, que acontecerá de 28 de fevereiro a 1º de março. Além disso, o retorno das consultas eletivas exigiu uma readequação nos ambientes locais, separando as pessoas conforme o atendimento desejado.

Os testes continuam disponíveis para quem apresenta ao menos dois sintomas de Covid-19 (febre, calafrio, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, coriza, diarreia, alteração no olfato, no paladar, fraqueza e dor muscular) e pacientes assintomáticos em contato com caso positivo de Covid-19 e sem esquema vacinal completo.

Os pacientes com resultado negativo no teste de antígeno, mas que seguirem com sintomas, poderão realizar teste RT-PCR, mediante encaminhamento das equipes.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895