Profissionais da saúde são homenageados pela Universal em Porto Alegre

Profissionais da saúde são homenageados pela Universal em Porto Alegre

Ação nacional do Grupo de Saúde reuniu cerca de dois mil voluntários em todo país neste domingo

Eduardo Amaral

Ação nacional do Grupo de Saúde reuniu cerca de dois mil voluntários em todo país neste domingo

publicidade

Profissionais da saúde foram homenageados, neste domingo, na catedral da Universal localizado na avenida Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. O evento, que recebeu o nome de “Prestígio aos Profissionais da Saúde”, é uma ação nacional do Grupo da Saúde da instituição, que reúne cerca de dois mil voluntários em todo país, dos quais aproximadamente 700 estão no Rio Grande do Sul.

A ação, realizada também em outros municípios da Região Metropolitana e do Interior, teve por objetivo homenagear os cerca de 2,5 milhões de profissionais que atuam na área da saúde. Em todo o Estado, em torno de 20 mil pessoas participaram da homenagem que teve a maior concentração na Capital, com aproximadamente 13 mil profissionais presentes nos templos da cidade.

O coordenador estadual do Grupo da Saúde, pastor Bruno Lima, relatou que uma das grandes preocupações é olhar com mais atenção para médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais que atuam diretamente com saúde. “Tem médico que se compromete tanto com a doença do paciente que acaba trazendo outras doenças para sua vida”, relata o pastor. O grupo de voluntários também busca atuar atendendo quem está no pior momento de vida, muitas vezes enfrentando uma doença terminal. “No momento que a pessoa tem consciência de que vai partir nos tornamos sua última esperança e queremos que ela parta de consciência tranquila.” Ele contou que muitas vezes o paciente acaba melhorando após as visitas, especialmente em razão de uma evolução do seu estado anímico.

O pastor Lima ressaltou ainda a importância de sentir menos culpa em momentos derradeiros. “Um dia, todos nós vamos partir, mas tem que passar por isso sabendo que fez o seu melhor.” Segundo ele, as ações do Grupo da Saúde ganham cada vez mais simpatia do público. “Temos sido recebidos com bastante alegria pelos médicos e por muitos pacientes, que chegam a nos convidar para as visitas.” O pastor atribui essa boa recepção à postura dos voluntários que mostram preocupação em levar paz e esperança aos enfermos. “A gente não quer que a pessoa seja da igreja, queremos que elas conheçam Deus em seu momento mais difícil.”

O aposentado Odilon Silveira, 55 anos, já foi voluntário em outros grupos da Universal, mas após casar com a auxiliar de manutenção Viviane Souza, 39 anos, resolveu atuar na área da saúde. “Ela já está há mais de dois anos e, como a gente casou, estamos no mesmo grupo agora”, contou. Assim como o pastor, ele destacou a felicidade e a importância de trabalhar com pessoas que estão em momentos difíceis e internadas. “Atuamos junto às pessoas que estão muito necessitadas, adoentadas, em um momento muito frágil da vida delas, e até aos familiares podemos trazer algum conforto.”

O “Prestígio aos Profissionais da Saúde” também foi realizado em São Paulo, no Templo de Salomão. Na capital paulista, a atividade foi coordenada pelo bispo Eduardo Ribeiro, que coordena o Grupo de Saúde em todo o país.  


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895