Programação do Fórum Social Mundial inicia nesta terça-feira em Porto Alegre

Programação do Fórum Social Mundial inicia nesta terça-feira em Porto Alegre

Evento ocorrerá entre os dias 17 a 21 deste mês e contará com a Marcha dos Povos em Resistência

Correio do Povo

Mauri Cruz é integrante do Comitê de Apoio do Fórum Social Mundial

publicidade

 O calendário de atividades do Fórum Social das Resistências (FSR) está completo. O evento ocorrerá entre os dias 17 e 21 deste mês e terá a Marcha dos Povos em Resistência em sua abertura. A maior parte das atividades acontecerá no auditório Araújo Vianna e no Parque Farroupilha. A expectativa da organização é de que 20 mil pessoas participem do FSR, com um público de 5 a 7 mil pessoas por dia. Segundo o integrante do Comitê de Apoio Local do Fórum Social Mundial, Mauri Cruz, os destaques do evento deverão ser as plenárias das Resistências, que ocorrerão simultaneamente em diversos locais da Capital durante a manhã do dia 19.

De acordo com Cruz, os temas abordados nas plenárias envolverão a maioria dos participantes do evento, como jovens, mulheres, integrantes de ocupações urbanas e servidores das fundações estaduais. Entre os temas abordados estarão Cultura e Comunicação, Resistências Urbanas, Direitos Humanos, Defesa dos Serviços Públicos e Servidores e Tribunal dos Povos de Matriz Africana. A plenária que abordará o tema “Velhos e Novos Sistemas de Resistências Econômicas”, no Auditório Araújo Vianna, terá a participação do economista Paul Singer. Haverá também a Assembleia dos Povos Luta e Resistências, no Auditório Araújo Vianna, onde serão apresentados os relatórios de cada debate.

A programação oferece ainda análise da conjuntura internacional através de debates sobre poder econômico, poder político, poder militar e poder social no mundo. Também está prevista análise da conjuntura da América Latina. “Estamos com representação de todos os continentes. Temos a expectativa de mais de 60 países”, disse Cruz.

A marcha de abertura do evento começará às 17h, dia 17. Ela partirá do Largo Glênio Peres em direção ao Largo Zumbi dos Palmares. E o encerramento dia 21 será uma construção coletiva, segundo Cruz.

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895