Programa de Transplante de Medula Óssea do HCPA completa 20 anos

Programa de Transplante de Medula Óssea do HCPA completa 20 anos

Instituição está promovendo o VIII Encontro Fani Job de Hematologia

Marco Aurélio Ruas

publicidade

O Programa de Transplante de Medula Óssea do Serviço de Hematologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) completou 20 anos nesta quinta-feira. Para celebrar a data, a instituição está promovendo o VIII Encontro Fani Job de Hematologia, até sábado, onde especialistas mundialmente reconhecidos estão debatendo assuntos relevantes da área.

Conforme a chefe do Serviço de Hematologia Clínica do HCPA e coordenadora do evento, Liane Daudt, o hospital é a instituição que mais realiza o procedimento no Estado. “Já foram realizados cerca de 900 procedimentos de Transplante de Medula Óssea no Hospital de Clínicas. No Estado, o hospital é pioneiro no serviço”, afirmou. A necessidade de mais leitos nas instituições também foi ressaltada pela coordenadora. “Em 1994 tínhamos dois leitos designados para o transplante. Desde o final de 2012, contamos com 13. Porém, ainda é necessário investir na ampliação do número de leitos e profissionais especializados”.

Nesta quinta e sexta-feira, temas multidisciplinares e inovadores na área, como a história e o futuro do Transplante de Medula Óssea no Brasil e no mundo, transplante de cordão umbilical e haploidêntico, farmacocinética e farmacogenômica do condicionamento do TCTH estão na pauta do encontro. E, entre os profissionais convidados de renome internacional, estão Claudio Brunstein (Estados Unidos), Henrique Bittencourt (Canadá), Kerry McMillen (Estados Unidos) e Helen Hulls (Estados Unidos).

Sábado, as atividades estarão focadas nas vivências dos pacientes, através da troca de experiências e atividades recreativas. O encontro é dedicados às quase 900 pessoas já beneficiadas pelo Programa de Transplante de Medula Óssea do Serviço de Hematologia do HCPA. A expectativa é que cerca de 200 compareçam à atividade na data.

Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895