Geral

Programa quer asfaltar 66 vias até 2014 na Capital

Segundo etapa de Capeamento Asfáltico quer atingir 31 quilômetros em Porto Alegre

Capeamento começou no bairro Humaitá
Capeamento começou no bairro Humaitá Foto : André Ávila
O aumento no fluxo de veículos nos bairros fez com que a prefeitura de Porto Alegre desse início nesta quinta à segunda etapa do Programa de Capeamento Asfáltico. Foram selecionadas 66 vias que serão recuperadas até o primeiro semestre do ano que vem, atingindo 31 quilômetros.

O lançamento do programa ocorreu no cruzamento das ruas Frederico Mentz com a Dona Teodora, no bairro Humaitá, próximo à Arena Porto-Alegrense. Será feito o capeamento asfáltico no trecho da Frederico entre a Teodora e a rua Adelino Machado de Souza. Em outro momento o mesmo serviço atingirá o trecho da Dona Margarida até a Sertório. A expectativa é de que a conclusão ocorra em uma semana. Neste período será autorizado o trânsito local e haverá mudanças no transporte público.

O trabalho de capeamento envolve duas etapas. Na primeira, é feita a regularização do terreno (nivelamento) e depois é colocada a camada final. Dos 2,8 mil quilômetros de vias da cidade, 45% estão asfaltadas, 25% não tem pavimento e o restante tem outro tipo de cobertura.

Segundo o secretário municipal de Obras e Viação (Smov), Mauro Zacher, a partir do ano que vem a cidade contará com duas usinas próprias de produção de asfalto. Uma na Restinga e outra na zona Norte. Elas deverão entrar em operação em março de 2014, com capacidade total de produzir 140 toneladas de asfalto por hora. O custo do investimento foi de R$ 3,2 milhões.


Bookmark and Share