Geral

Projeto Caminhos da Matriz conta história do patrimônio da região central de Porto Alegre

Iniciativa é realizada há dez anos pelo Memorial do Ministério Público

Iniciativa é realizada há dez anos pelo Memorial do Ministério Público com o intuito de conectar a população ao patrimônio histórico e cultural
Iniciativa é realizada há dez anos pelo Memorial do Ministério Público com o intuito de conectar a população ao patrimônio histórico e cultural Foto : Mauro Schaefer

Somente nos prédios que compõem a quadra em que está localizada a Praça da Matriz, há história suficiente para chamar a região central de Porto Alegre de Centro Histórico. Entretanto, muitas das pessoas nascidas na Capital e que circulam diariamente pelo bairro não sabe ou têm pouco conhecimento desse patrimônio que as cerca. Com o objetivo de aproximar os cidadãos dessa parte tão importante da cidade, no sábado passado foi realizada mais uma edição do projeto Caminhos da Matriz.

A iniciativa é realizada há dez anos pelo Memorial do Ministério Público com o intuito de conectar a população ao patrimônio histórico e cultural. Às 14h de sábado, dezenas de pessoas se reuniram no Monumento a Júlio de Castilhos e realizaram um passeio durante a tarde pelos memoriais do MP e do Judiciário do Rio Grande do Sul, além da Biblioteca Pública do Estado. A participação era gratuita, sem necessidade de agendamento. 

“Foi muito bom. Acho que às vezes procuramos viajar para conhecer a história dos outros locais e deixa para trás a do nosso município”, comentou o farmacêutico Maurício Marrone. Porto-alegrense nascido em 1980, ele comentou que achava que não tinha conhecimento de cerca de 90% do que foi mostrado durante a atividade.

“Até acho que deveria ter lido um pouco antes de vir”, brincou a também porto-alegrense Rejane Zaluski, de 63 anos. Ela, que também elogiou a atividade, comentou que gostou do passeio como um todo, mas deu um destaque especial para a Biblioteca Pública. O motivo: ela não entrava no local há aproximadamente 50 anos, quando ainda estava na escola.