Projeto da Orla do Guaíba é apresentado, mas passará por avaliação

Projeto da Orla do Guaíba é apresentado, mas passará por avaliação

Revitalização compreende a uma extensão de mais de 5,9 quilômetros

Mauren Xavier / Correio do Povo

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre recebeu na manhã desta quarta-feira o projeto de paisagismo e arquitetura da revitalização da Orla do Guaíba. Com base no material poduzido pelo escritório Jaime Lerner e denominado “Parque Urbano da Orla do Guaíba”, será possível abrir o processo para a contratação do serviço. Antes disso, o projeto passará por avaliações de diversas secretarias municipais, como do Meio Ambiente, do Indústria e Comércio, de Obras, Planejamento, Cultura e Esporte. "A ideia é de que depois dessa liberação, a licitação, ainda sem valor estimado, seja lançada no final deste semestre e as obras tenham início ainda na segunda parte do ano", disse o prefeito José Fortunati.

Apesar de ainda não ter valor definido, todos os custos do projeto serão cobertos pela prefeitura. O primeiro projeto abrange 1,5 quilômetro, começando na Usina do Gasômetro e seguindo em direção à zona Sul. Ao todo, a revitalização da Orla do Guaíba compreende a uma extensão de mais de 5,9 quilômetros.

Entre as mudanças, está a do estacionamento perto da Usina do Gasômetro, que será deslocado. “O projeto final, após algumas considerações, mostrou-se muito melhor do que poderíamos imaginar. Será uma revitalização que viabilizará a melhor utilização da população”, afirmou Fortunati.

Segundo Lerner, a intenção foi valorizar a relação entre a população e os seus visitantes com o Guaíba, em especial com o pôr-do-sol, que é considerado o grande cartão-postal da cidade. Para o urbanista, não foi um trabalho fácil, uma vez que esta é uma área emblemática da cidade, por reunir diferentes públicos, como pessoas que buscam lazer e outros esportes. Ele explicou que a parte mais delicada é onde ficará o píer, por ter um nível de água mais baixo. Haverá ainda a instalação de bilheteria, que estará relacionada aos barcos de passeio.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895