A discussão ocorreu por causa de um acerto anterior entre os grupos sobre a proposta. Em reunião entre lideranças, ficou acordado que a proposta não iria ser votada nesta quinta, na última sessão prevista da Casa em 2013. Como o projeto foi para votação, a oposição ameaçou discutir cada emenda dos cerca de 40 projetos que estão para análise, com o objetivo de atrasar a sessão, que pode ir no máximo até as 3h30min da madrugada.
A intenção inicial da Prefeitura era criar um fundo cicloviário e reservar 20% da arrecadação de multas da Empresa Pública de Circulação e Trânsito (EPTC) para a construção dos locais. Mas uma emenda na proposta alterou a forma de financiamento, suspendendo a utilização de multas até 2016.
Foi defendida que uma audiência seja realizada no início de 2014 para discutir o plano cicloviário e também o projeto do Parque do Gasômetro, cuja análise da matéria também foi adiada.