Projeto quer batizar nova ponte do Guaíba de Paixão Côrtes

Projeto quer batizar nova ponte do Guaíba de Paixão Côrtes

Proposta de homenagem foi protocolada pelo senador Luiz Carlos Heinze

Rádio Guaíba

Obra está prevista para ficar pronta no fim de 2019

publicidade

A nova ponte do Guaíba pode levar o nome de um dos grandes nomes do tradicionalismo gaúcho: Paixão Côrtes. A proposta é do senador Luis Carlos Heinze (PP) e foi protocolada no final do mês de fevereiro. Compositor, historiador, radialista e pesquisador da cultura gaúcha, Paixão virou símbolo do Rio Grande do Sul após ter fundado, junto a Barbosa Lessa e Glauco Saraiva, o Movimento Tradicionalista Gaúcha (MTG) e o CTG 35, em 1948, em Porto Alegre.

Em 1954, Côrtes, serviu de modelo para a estátua do Laçador, obra do escultor Antônio Caringi instalada na zona Norte da Capital e escolhida, em 1992, símbolo de Porto Alegre. O folclorista faleceu no dia 27 de agosto de 2018.

“Organizar nossa história, catalogar nossos costumes, personificar a figura do gaúcho. Não foram poucas as contribuições de Paixão Cortes para o Rio Grande do Sul. Por isso, protocolei projeto de lei batizando a nova ponte do Guaíba com o seu nome. Gratidão de todo o povo por essa figura”, destaca Heinze. A segunda ponte do Guaíba tem previsão de término para o fim de 2019.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895