Projeto social Saco de Dormir Solidário já distribuiu mais de 70 unidades em Porto Alegre

Projeto social Saco de Dormir Solidário já distribuiu mais de 70 unidades em Porto Alegre

Ação necessita de ajuda para poder continuar 


Jessica Hübler

Trio de amigos desenvolveram um saco de dormir quente, resistente e impermeável

publicidade

O projeto social Saco de Dormir Solidário surgiu em plena pandemia. Com um cobertor de casal e pelo menos dois metros de tecido de guarda-chuvas, a analista de sistemas Helena Barden, o marido Fabiano de Souza e a amiga do casal, Francieli Schapach, conseguem desenvolver um saco de dormir quente, resistente e impermeável. Até o momento eles já distribuíram mais de 70 unidades em Porto Alegre e na Região Metropolitana.

"A gente auxiliava minha cunhada na compra de insumos para as marmitas, mas no dia em que ela compartilhou um vídeo sobre a costura de sacos de dormir, decidi aprender a costurar", afirma Helena. Foi a primeira aventura dela com a máquina de costura, uma das aquisições motivadas pela pandemia. "Nunca tinha feito curso, era algo bem iniciante, peguei alguns guarda-chuvas de doação e um cobertor que tinha em casa e consegui fazer", comenta.

A primeira peça foi filmada e compartilhada com amigos e conhecidos através das redes sociais. Conforme Helena, o retorno foi rápido. "Conseguimos comprar tecido em metro, o que acelerou bastante a produção. Trabalho durante o dia inteiro e nós ficamos durante a noite costurando", detalha. Como o frio deu uma trégua e os materiais para confecção dos sacos também já estão terminando, o projeto Saco de Dormir Solidário agora precisa de ajuda para continuar.

Foto: Divulgação / CP

"A ideia agora é focar na produção para fazer uma grande entrega quando voltar a esfriar", ressalta. Além disso, Helena também enfatiza que a intenção é espalhar a ideia do voluntariado. "Gostaríamos de disseminar o conhecimento e fazer mais pessoas entrarem na iniciativa, não precisa necessariamente estar vinculado ao projeto, mas falar sobre isso, pois mais pessoas também podem fazer e ajudar ao próximo", diz.

De acordo com Helena, por ser um saco de dormir, as pessoas em situação de rua que recebem, ficam muito agradecidas. "Elas agradecem não só pelo saco de dormir em si, mas porque percebem que alguém dedicou um tempo para fazer aquilo, é um carinho", afirma. O saco de dormir é entregue dentro de uma sacola com alça, também feita de tecido de guarda-chuva (nylon), que tem a dupla função de transporte e segurança do saco.

Quem quiser saber mais sobre o projeto ou ajudar de alguma forma com doações, pode entrar em contato com a Helena através do e-mail sacodedormirsolidario@gmail.com ou então nas redes sociais "Saco de Dormir Solidário".


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895