Protesto contra pedágio de Gravataí deve bloquear freeway à tarde

Protesto contra pedágio de Gravataí deve bloquear freeway à tarde

Para evitar pagamento de tarifa, cerca de 80 mil veículos usam avenida de Cachoeirinha

Stephany Sander / Rádio Guaíba

publicidade

Cerca de 200 moradores de Cachoeirinha, na região Metropolitana, devem participar de uma manifestação, marcada para às 16h, contra o pedágio de Gravataí. O grupo planeja partir da Igreja Matriz, no Centro do município, em direção à BR 290 (freeway) e bloquear o trânsito na rodovia. 

De acordo com o presidente da União das Associações de Moradores de Cachoeirinha, José Padilha, o ato é contra a praça instalada antes do acesso à cidade vizinha de Gravataí. Segundo ele, cerca de 80 mil veículos utilizam, diariamente, a avenida Flores da Cunha de Cachoeirinha para não pagar a tarifa. “É uma situação insustentável para nós moradores. Estamos perdendo nosso direito de ir e vir por causa dos veículos que desviam do pedágio pela nossa cidade. O trânsito é cada vez mais caótico, queremos uma solução”, argumentou. 

Desde 2010, os moradores de Cachoeirinha pedem que os veículos com placas de Gravataí sejam isentos da tarifa. A prefeitura tentou amenizar o impacto do tráfego desviado em função do pedágio e duplicou a rua João XXIII, que conta com um viaduto sobre a freeway e que poderia ser uma segunda entrada para a cidade. O trecho, no entanto, ainda não foi liberado devido à falta da alça de acesso por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), o que também motiva o protesto desta tarde.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895