Entre as reivindicações estão o transporte público de qualidade no município. A pauta de exigências conta ainda com o pedido do fim do Fator Previdenciário, jornada de trabalho de 40 horas semanais sem redução de salário, reajuste digno aos aposentados, mais investimentos para saúde, educação e segurança, fim do leilão do petróleo e fim do Projeto de Lei 4330 que amplia as possibilidades de terceirização.
O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, falou sobre a importância da mobilização. "É um grande movimento que parou as empresas de ônibus e consequentemente as indústrias. Nossos movimentos sociais estão organizados. Todos estão de parabéns porque lutamos o tempo todo", disse.
A mobilização foi considerada um fato histórico no município. "É um fato único porque a sociedade é que fez esse movimento. Somos democráticos e contamos com a força dos sindicatos e trabalhadores que querem que a presidente da república e os deputados atendam aos nossos anseios porque o país só vai para frente com a nossa força e os trabalhadores estão insatisfeitos com o momento político e econômico que vivemos", afirmou o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Edson Dorneles.
Além dos metalúrgicos, participaram representantes do Sindicato da Borracha, Sindicato dos Municipários, Sindimetropolitano e Sindicato das Tintas e Vernizes.