Qualidade do ar atinge índices nocivos à saúde na Região Metropolitana

Qualidade do ar atinge índices nocivos à saúde na Região Metropolitana

Sequência de dias quentes aumenta a concentração de particulas de poluição

MetSul

Frio chegou a Santana do Livramento e toda a região da Fronteira ainda durante a tarde

publicidade

A sequência de dias quentes e secos agravou a piora na qualidade do ar da Região Metropolitana. Nesta sexta-feira, estações de monitoramento indicaram poluição inadequada em Esteio. Em Canoas e Sapucaia do Sul, o índice foi regular.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o extenso período de calor prejudica a dispersão do material particulado na atmosfera, aumentando a poluição. A meteorologista Estael Sias registrou o entardecer com o sol muito bem definido no horizonte em Canoas devido à grande quantidade de partículas em suspensão. Em Porto Alegre, também foi possível observar uma névoa no horizonte.

A jornada escaldante deverá ter fim neste sábado, contudo. O ar frio avança pelo Estado, trazendo chuva e derrubando a temperatura. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, os moradores já sentem a mudança. Às 15h, os termômetros marcavam 13,7ºC no município. Do ponto de vista da qualidade do ar, ao menos, a notícia da chegada da umidade é positiva.

Na Capital, a virada começa na madrugada deste sábado, com o aumento da nebulosidade. A instabilidade avança, trazendo pancadas de chuva, sem descartar risco de chuva forte ao longo do dia. A temperatura despenca e não deve ultrapassar a marca dos 13ºC.

As imagens de verão antecipado nos parques de Porto Alegre das últimas semanas, darão lugar a um cenário bem diferente até domingo. O tempo segue instável na Capital. Com isso, aumenta o risco de chuva mais volumosa. A temperatura deve apresentar variação muito pequena entre as mínimas e as máximas do dia, oscilando entre 9ºC e 13ºC. Em Porto Alegre, as marcas ficam entre 11°C e 21°C. Frio de até 7°C é esperado em diversos pontos do Estado, como no Chuí e em São José dos Ausentes.


Esfera solar ficou bem definida por conta da cobertura de particulas na atmosfera. Foto Estael Sias/Especial CP


Bookmark and Share
   

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895