Quarta etapa da pesquisa Epicovid19-BR segue até domingo

Quarta etapa da pesquisa Epicovid19-BR segue até domingo

Grupo de profissionais do Ibope percorre oito cidades gaúchas para realizar testes

Cláudio Isaías

publicidade

Um grupo de profissionais do Ibope percorre até domingo oito cidades gaúchas para realizar testes para detecção do novo coronavírus entre os moradores. A ação faz parte da quarta etapa da pesquisa Epicovid19-BR. Nesta quinta-feira, o trabalho iniciou com um grupo de 10 a 12 entrevistadores atuando em Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul.

A realização da quarta fase de coleta dos dados populacionais atende à necessidade logística de assegurar a entrega dos materiais de trabalho em tempo hábil. Um total de 250 entrevistas serão realizadas nos 133 municípios do país que fazem parte da pesquisa. Os resultados serão analisados pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que é parceira do Ministério da Saúde no levantamento.

O intuito da pesquisa é estimar o percentual de brasileiros com anticorpos, avaliar a velocidade de expansão da infecção, determinar o percentual de infecções sem sintomas, avaliar os sintomas mais comuns e obter cálculos precisos da letalidade, com estimativas do percentual de infectados na população. Também visa estimar recursos hospitalares necessários para o enfrentamento da pandemia e permitir a criação de estratégias para sair das quarentenas. Ao todo, o Ministério da Saúde fará 100 mil testes rápidos em todo o país. Além disso, os moradores das 133 cidades brasileiras responderão a um questionário de uma pesquisa que mapeará o índice de pessoas que já criaram anticorpos contra o novo coronavírus. 

O Epicovid19-BR é uma pesquisa em série para conhecer a proporção de casos de coronavírus na população dos principais centros urbanos do país. Além de estimar o percentual de brasileiros infectados com o SARS-CoV-2, o estudo permite determinar o percentual de infecções assintomáticas, avaliar os sintomas mais comumente relatados pelos infectados e analisar a velocidade de disseminação do contágio ao longo do tempo. A quarta etapa da pesquisa tem financiamento do programa Todos pela Saúde, fundo criado pelo Itaú Unibanco para apoiar o enfrentamento da Covid-19 no Brasil.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895