Quase 18% dos parquímetros de Porto Alegre estão estragados

Quase 18% dos parquímetros de Porto Alegre estão estragados

Dos 185 equipamentos, 152 estão em funcionamento e 33 em manutenção

Cláudio Isaías

Aviso em equipamento na avenida José Bonifácio, no bairro Bom Fim, alerta os usuários sobre a manutenção

publicidade

Um total de quase 18% dos parquímetros da Área Azul de Porto Alegre não estão funcionando. A cidade possui 185 equipamentos -152 em funcionamento e 33 em manutenção. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as máquinas fora de operação são alvos constantes de vândalos. Todas as manutenções, como troca de peças, são feitas pelos técnicos da empresa. Em alguns casos, os aparelhos são quebrados ou são colocados chicletes para inviabilizar a colocação de moedas. Uma empresa de segurança continua responsável pelo recolhimento das moedas.



Leia mais sobre parquímetros

Os motoristas que utilizam o estacionamento rotativo precisam ficar atentos porque alguns equipamentos no Centro e dos bairros Moinhos de Vento e Bom Fim estão estragados. Na manhã de sexta-feira, o equipamento localizado na avenida José Bonifácio, no bairro Bom Fim, quase em frente a igreja Santa Terezinha, não estava funcionando. Um aviso foi colocado aos motoristas: “Em manutenção, dirija-se ao equipamento mais próximo”.

Neste caso, os condutores precisaram utilizar duas máquinas na própria avenida José Bonifácio, na altura do número 581, e a outra na rua Santa Terezinha. A EPTC informou que não realiza a atuação dos motoristas quando o equipamento não está funcionando em razão dos atos de vandalismo. O contrato com a empresa responsável por explorar o serviço da área azul foi encerrado em abril do ano passado.

Em novembro, quando havia uma expectativa de definição, uma disputa entre as primeiras colocadas na licitação acabou impedindo o andamento do processo. A Serttel Ltda e Explora Participações em Tecnologia e a Sistema de Informação S.A. entraram com recurso pedindo reavaliação do resultado, que teve a Zona Azul Brasil Serviços Administrativos Eireli ME em primeiro lugar.

Porto Alegre conta com 185 parquímetros nos bairros Centro, Azenha, Bom Fim, Menino Deus, Moinhos de Vento, Petrópolis e Tristeza. A tarifa mínima, por 30 minutos de uso, custa R$ 1,00. O valor da tarifa máxima de duas horas sai por R$ 4.

A Área Azul da Capital possui 4,2 mil vagas de estacionamento e 185 parquímetros. As vagas estão distribuídas pelos bairros Azenha, Menino Deus, Moinhos de Vento, Bom Fim, Petrópolis, Tristeza, Floresta, além do Centro Histórico de Porto Alegre.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895