Reabertura de consulado deve aumentar em 20% as viagens aos EUA

Reabertura de consulado deve aumentar em 20% as viagens aos EUA

Governo americano confirmou sede em Porto Alegre e Belo Horizonte

Wagner Machado / Correio do Povo

publicidade

O anúncio da reabertura do consulado dos Estados Unidos (EUA) em Porto Alegre animou o setor de agência de viagens gaúcho. Conforme estimativa da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Rio Grande do Sul (Abav/RS), a iniciativa confirmada nesta segunda-feira pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, deve aumentar em, pelo menos, 20% o fluxo de gaúchos em direção ao país norte americano.

“Atualmente, antes de viajar é preciso ir até São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife. Tão logo o consulado tome forma, haverá uma redução de pelo menos R$ 800 nesta parte burocrática. Isso, para uma família que vai viajar, é uma grande notícia, já que a economia pode reverter em melhor aproveitamento da viagem”, explica a presidente da Abav/RS, Rita Vasconcelos, ao lembrar que a representação americana na capital gaúcha foi fechada em 1996. Segundo ela, em muitos casos, esse custo era dobrado, já que os horários agendados, geralmente, são bem cedo e é preciso pernoitar em algum hotel.

Ainda não há data para início do funcionamento do consulado em Porto Alegre, mas segundo pesquisas haverá, necessariamente, aumento nas viagens aos EUA. “Não temos como quantificar quantos viajam anualmente, mas sem a necessidade de viajar para outras capitais, com menor custo para obtenção do visto, o gaúcho viajará mais. Outra boa notícia é a possível criação de um voo Porto Alegre-Miami, já que atualmente as viagens são via Panamá e Lima”, prospecta Rita.

Mesmo com a boa notícia, a presidente da Abav/RS reconhece que o processo pode ser lento até a instalação do consulado em Porto Alegre. Por isso, ela reforça que quem pretende viajar para os Estados Unidos em breve, não pode ficar esperando pelo funcionamento do consulado. "Inclusive a gente está alertando para o pessoal que tem viagem agendada para se agilizar mesmo, fazendo visto em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Não é uma coisa da noite para o dia, mas com certeza vai facilitar a vida do gaúcho”, explica Rita.

Bookmark and Share

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895